Maringá impulsiona educação inclusiva com OrCam MyEye

Maringá impulsiona educação inclusiva com OrCam MyEye

O prefeito Ulisses Maia, supervisionará a distribuição de 15 óculos de tecnologia OrCam para alunos e professores do sistema educacional municipal de Maringá que ocorrerá na sexta-feira, 1º de março. O equipamento, aclamado como o mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura, permite que crianças e adultos leiam textos impressos e digitais, de perto e de longe, em dois idiomas: português e inglês. Além disso, a tecnologia reconhece rostos, cores, produtos, entre outras características.

Paraná e Maringá para inclusão

Os representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado, juntamente com membros do Centro de Apoio para Pessoa Cega (CAPs) trabalharam para a capacitação do uso do dispositivo assistivo que será destinado gratuitamente a todos os alunos com deficiência visual do sistema de ensino estadual. Crianças e adolescentes receberão o equipamento que promete oferecer maior autonomia e driblar possíveis limitações no aprendizado. Sendo assim, as entregas começam nesta semana e irão abranger todas as regiões do Paraná. Também Vale destacar que os equipamentos não ficarão restritos apenas às salas de aula; os alunos poderão utilizá-la em outros contextos de suas vidas, tornando-se uma ferramenta essencial para a independência desses jovens. Esta iniciativa sem precedentes destaca o compromisso com a qualidade da educação inclusiva nas escolas públicas de Maringá.

Igualdade e acesso a educação

A entrega desses dispositivos tecnológicos não só promove a igualdade de acesso à educação, mas também fortalece os esforços de Maringá em construir uma comunidade escolar inclusiva. Com uma abordagem centrada no aluno, as escolas têm buscado implementar práticas pedagógicas e recursos que atendam às necessidades individuais de cada estudante, independentemente de suas habilidades ou desafios. Desde a adaptação de materiais didáticos até a oferta de suporte adicional em sala de aula, a cidade tem se destacado como um modelo a ser seguido.

Cerimônia de entrega da OrCam em Maringá

O evento foi nessa sexta-feira, dia 1º de março, às 10h, na Sala de Reuniões do Gabinete, localizada no primeiro andar do Paço Municipal, no município de Maringá. Portanto, esta cerimônia não apenas celebra a entrega dos óculos OrCam, mas também reforça o compromisso contínuo para com a inclusão e a igualdade.

Precisa de ajuda?