Inclusão e acessibilidade na rede estadual de Carazinho – RS

Governo Municipal de Carazinho, por meio da Secretaria de Educação, realizou um investimento significativo na aquisição de três aparelhos Orcam MyEye

No compromisso de promover uma educação inclusiva e acessível, o Governo Municipal de Carazinho, por meio da Secretaria de Educação, realizou um investimento significativo na aquisição de três aparelhos Orcam MyEye. Dispositivos cujo objetivo é proporcionar autonomia e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência visual.  Assim, utilizando-se de inteligência artificial para converter instantaneamente textos impressos em áudio.

Beneficiados de Carazinho

Na tarde da terça-feira, 27 de fevereiro, uma cerimônia especial foi realizada no gabinete do prefeito para a entrega dos óculos Orcam MyEye. Portanto, os beneficiários incluem:

  • EMEF Pedro Pasqualotto: Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pasqualotto agora têm acesso a essa tecnologia assistiva, que amplia suas possibilidades de leitura e aprendizado.

  • Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE): O CEMAEE, dedicado ao atendimento de estudantes com deficiência visual, também recebeu um dos óculos. Sendo assim, isso permitirá que os alunos com deficiência visual explorem o mundo da leitura de forma mais independente.

  • Biblioteca Pública: A comunidade em geral poderá usufruir do terceiro aparelho, disponibilizado na Biblioteca Pública. Agora, pessoas com deficiência visual poderão acessar livros e outros materiais impressos de maneira mais eficiente.

#PARATODOSVEREM: Nesta foto podemos ver o prefeito Milton Schmitz e todos os responsáveis pela entrega em carazinho. Junto aos 3 alunos beneficiados pelos dispositivos OrCam MyEye
#PARATODOSVEREM: Nesta foto podemos ver o prefeito Milton Schmitz e todos os responsáveis pela entrega em carazinho. Junto aos 3 alunos beneficiados pelos dispositivos OrCam MyEye

Prefeitura e inclusão

Durante a entrega, dois estudantes com deficiência visual tiveram a oportunidade de testar os óculos Orcam MyEye em tempo real: Sérgio Micael Sampaio Dias (aluno da EMEF Pedro Pasqualotto) e Benício Espíndola Kemerich  (aluno da EMEI Padre Gildo e frequentados do CEMAEE).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Milton Schmitz, da dirigente de Educação Sandra Denise Bandeira Guerra, da coordenadora da Educação Básica Cristina da Cruz Vieira, do diretor do CEMAEE Marcelo Sommariva Vieira, da diretora da EMEF Pedro Pasqualotto Estela Cavalheiro, do técnico em informática da SMEC Felipe Kempfer e da Coordenadora da Biblioteca Municipal Silvana Xavier. Além disso, pais e familiares dos alunos também estiveram presentes, celebrando mais um passo rumo à inclusão e acessibilidade na educação.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento do município em garantir que todos os cidadãos tenham acesso igualitário ao conhecimento e à informação. 

Precisa de ajuda?