Mulheres com deficiência visual – para além do estereótipo

dia das mulheres Mais Autonomia

Neste dia das mulheres, iremos alem de esteriótipos e falaremos sobre um estudo realizado com 8 mulheres. Intitulado “Narrativas de Mulheres com Deficiência Visual”, esse estudo foi conduzido por Tania Mara Zancanaro Pieczkowski e Marizete Lurdes Gavenda, explorando como essas mulheres narram suas experiências em relação à acessibilidade e à inclusão social.

Narrativa sobre 8 Mulheres com deficiêncial visual

Através das narrativas das 8 entrevistadas e dos apontamentos das pesquisadoras, surgem insights muito importantes: sobre as formas de organização familiar; seus projetos de vida pessoais e profissionais; suas adoções de tecnologias assistivas e como estas contribuem para sua independência. A investigação, realizada na Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC), revela não apenas os desafios enfrentados por essas mulheres – desde violência física e simbólica até a invisibilidade e discriminação –, mas também ressalta a importância de reconhecer sua individualidade para além da deficiência visual.

“Ouvimos, em nossos diálogos, depoimentos de mulheres cegas que moram sozinhas, que cuidam de suas casas, de seus filhos, que usam ônibus para locomover-se na cidade, e entre cidades, que se empoderaram por meio do esporte e do uso de tecnologias de comunicação.”
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski e Marizete Lurdes Gavenda

 

O que essa pesquisa nos mostra sobre Mulheres com deficiêncial visual

A pesquisa possibilitou compreender aspectos de como é ser mulher com deficiência visual, no tempo e no contexto em que elas estão inseridas. O que é permitido ou negado modela e controla, gera efeitos de verdade e demarca relações de gênero. Sendo assim, a relevância desta investigação também está em evidenciar a ausência de pesquisas científicas que relacionem deficiência visual ao gênero feminino. Portanto, o que a sociedade contemporânea compreende e espera da condição de mulher com deficiência visual? Essas são indagações que sugerem novos estudos.

Leia a pesquisa completa aqui

Para ler na íntegra e entender esse estudo, o pdf completo está disponível AQUI

 

Precisa de ajuda?