Paraná: Inovação para a Educação

whatsapp image 2023 10 02 at 16.45.11 5 719x479 - Paraná: Inovação para a Educação

Governo do Paraná Leva Inovação Tecnológica para Estudantes com Deficiência Visual

O Governo do Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está implementando um avanço significativo na educação de 147 estudantes com cegueira total matriculados na rede estadual. Sendo assim, a entrega dos inovadores óculos de inteligência artificial, conhecidos como “Óculos Amigo”, representa um passo importante rumo à inclusão desses estudantes.

Ampliando a Visão: Entregas que Alcançam 38 Municípios no Paraná

Até o momento, cerca de 65 estudantes já receberam o “Óculos Amigo” em 38 municípios paranaenses, incluindo Apucarana, Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Londrina, Matinhos, Guaratuba, Foz do Iguaçu e Cascavel. Portanto, essa tecnologia não se limita ao ambiente escolar, estendendo-se ao cotidiano dos estudantes e proporcionando suporte também no ambiente familiar.

As equipes técnicas da SEI estão percorrendo o estado para entregar os óculos individualmente, oferecendo um treinamento completo para o uso do Orcam MyEye 2.0. Dessa forma, o processo de entrega está sendo organizado com atenção, garantindo um suporte personalizado a cada estudante.

#PraTodosVerem: Na foto, podemos ver estudantes do Paraná felizes em receber o seu dipositivo OrCam MyEye

Impacto e Potencial da Tecnologia: Uma Perspectiva Institucional

Um exemplo notável é João Pedro Machado, 15 anos, de Guarapuava, que expressou sua gratidão ao receber o “Óculos Amigo”: “É um avanço significativo. Agradeço a todos envolvidos. Tenho o sonho de ser radialista e locutor, e um dia usarei isso até na rádio.”

“É um momento especial, cuidadoso, lidando com crianças e adolescentes com deficiência visual e, às vezes, neurodivergentes. O que marca as entregas é a significativa melhoria na qualidade de vida dos estudantes, podendo reconhecer familiares através do dispositivo”

Secretário da Inovação – Marcelo Rangel

#PraTodosVerem: Na imagem, podemos ver o secretário da Inovação do Paraná, Marcelo Rangel, ajudando uma estudante a testar o dispositivo OrCam MyEye, identificando a face da mãe da estudante, estão todos emocionados.

Paraná e OrCam MyEye

Essa tecnologia, fabricada em Israel, equipada com saída de áudio e uma câmera de 13 megapixels, utiliza inteligência artificial para transcrever áudio, reconhecer textos, cores, cédulas de dinheiro e rostos humanos, não requerendo conexão com a internet.

Sem substituir os métodos tradicionais de ensino, essa tecnologia está gerando autonomia e oportunidades para crianças e adolescentes paranaenses.

Além da SEI, outras duas secretarias têm papel fundamental: a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Secretaria da Educação (Seed). Portanto, a primeira viabilizou a compra dos equipamentos por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR). A segunda participa ativamente da implementação dessa inovadora tecnologia nas escolas.

Parabéns à Secretaria da Inovação
do Paraná!

Precisa de ajuda?