Cotia promove iniciativas inclusivas

Cotia que cuida

Prefeitura de Cotia promove iniciativas inclusivas no Programa ‘Cotia que Cuida’

No dia 22 de novembro, a Prefeitura de Cotia reafirmou seu compromisso com a comunidade ao realizar mais uma edição do Programa ‘Cotia que Cuida’. O evento, sediado no auditório do Centro Atendimento ao Munícipe (CAM), proporcionou a distribuição de 115 óculos de grau através do projeto ‘Novo Olhar’, juntamente com 108 aparelhos auditivos provenientes do projeto ‘Além do Som’. Além disso, dois dispositivos OrCam MyEye foram entregues como parte do recém-lançado projeto ‘Quebrando Barreiras’, destinado a pessoas com deficiência visual (sendo que cinco foram entregues anteriormente, em agosto deste ano).

Foco em Inclusão e Qualidade de Vida

O ‘Cotia que Cuida’ é uma iniciativa da gestão liderada pelo prefeito Rogério Franco, realizado em parceria pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde. Dessa forma, seu objetivo principal é promover a saúde e a qualidade de vida, com especial atenção às famílias mais necessitadas que enfrentam dificuldades para adquirir equipamentos de custo elevado. O OrCam MyEye, por exemplo, é um dispositivo  para pessoas com deficiência visual, oferecendo maior autonomia em atividades cotidianas como identificação de pessoas e leitura.

“Esses programas garantem inclusão, qualidade de vida e dignidade para os que mais precisam do apoio do poder público. Tenho imensa satisfação em implementar esses projetos por meio do ‘Cotia que Cuida'”.

Prefeito Rogério Franco em suas redes sociais. 

Mara Franco, titular do Desenvolvimento Social, também destacou a relevância do programa: “Encerramos mais um ano com conquistas significativas na área social. Por meio do ‘Cotia que Cuida’, tão crucial para nossa cidade, anunciamos oficialmente o mais novo projeto, o ‘Quebrando Barreiras'”.

O prefeito Rogério Franco, palestrando no evento "cotia que ajuda"

Impacto Positivo nas Famílias de Cotia

O evento testemunhou momentos de profunda gratidão, como o caso de Margarida Cássia, mãe da jovem Vitória. Ela expressou sua emoção ao receber o dispositivo para a filha: “Não há palavras para descrever este momento. Ela sempre quis ser mais independente, ficava entristecida, mas hoje isso começa a mudar. Quando ela leu a capa daquele livro sozinha, parecia um sonho.”

O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores, Marcinho Prates, demais vereadores, vice-prefeita Ângela Maluf, secretários municipais e representantes da Mais Autonomia.

cotia que cuida alem do som novo olhar e quebrando barreiras foto vagner santos 13 - Cotia promove iniciativas inclusivas

Projeto ‘Quebrando Barreiras’: Mais Autonomia e Dignidade

O ‘Quebrando Barreiras’ tem como objetivo principal proporcionar autonomia, dignidade e independência diária a crianças e adolescentes com deficiência visual, com foco em jovens de até 18 anos residentes em Cotia. Os requisitos incluem o Número de Inscrição Social (NIS), declaração escolar, ficha de anamnese social, laudo CID H54, entre outros. Para mais informações, o CRAS CREAS On-line está disponível através do WhatsApp (11) 9 6300-7500.

Parabéns à Prefeitura
de Cotia!

Precisa de ajuda?