Revolucionando a Inclusão: Os Óculos Falantes OrCam MyEye

Revolucionando a Inclusão: Os Óculos Falantes OrCam MyEye

Os óculos falantes OrCam MyEye tem se revelado como um divisor de águas na jornada educacional de estudantes com deficiência visual na Bahia. Ao longo dos anos de 2021 a 2023, a distribuição de 64 unidades desse dispositivo tem não somente revolucionado suas experiências, mas também impulsionado suas conquistas ao garantir acessibilidade e igualdade de oportunidades.

“Em Israel, o governo paga 50% da tecnologia porque tem o subsídio. França e Alemanha também. Aqui no Brasil não tem política de subsídio para tecnologia assistiva ainda. Então, comecei a entrar em contato com governadores, prefeitos e reitores de universidades para explicar como era o dispositivo. E já estamos em 900 municípios, em vários estados do país, e os usuários recebem em regime de comodato.”

Doron Sadka, CEO da Mais Autonomia

Mais do que Óculos Falantes: A Revolução do OrCam MyEye

O OrCam MyEye transcende as fronteiras da tecnologia com um propósito maior: abrir as portas das universidades públicas para jovens com deficiência visual na Bahia e em todo o Brasil. Ao oferecer uma ferramenta poderosa que transforma texto em áudio, identifica rostos e produtos, e ainda possibilita a compreensão de ambientes ao redor, o dispositivo não é apenas uma inovação técnica, mas sim uma chave que desbloqueia o potencial acadêmico e a independência desses estudantes.

Conheça os "óculos falantes" com Doron Sadka - Mais Autonomia

Autonomia Ampliada: O Poder dos Oculos Falantes

A experiência oferecida pelos “Oculos Falantes” OrCam MyEye é surpreendentemente simples e eficaz. Com um toque do dedo, você indica o que deseja que o dispositivo leia. Seu sensor óptico captura a imagem e, graças à inteligência artificial, transforma-a instantaneamente em áudio por meio de um alto-falante discreto acima do ouvido. Essa tecnologia, que chegou ao Brasil através da empresa Mais Autonomia em 2018, não apenas liberta as pessoas da dependência, mas permite que elas identifiquem características de rostos, produtos e até cores de objetos. Apesar do custo, que pode ser financiado pelo BB Acessibilidade, o OrCam MyEye é uma promessa de independência.

“Na Bahia, adquirido [o dispositivo] pelo governo, estudantes com deficiência visual foram aprovados em instituições públicas de ensino superior na seleção de 2023. Estudantes da rede pública estadual de ensino que, na preparação para o vestibular, contaram com o auxílio do OrCam. Entre 2021 e 2023, o Governo do Estado da Bahia já entregou 64 unidades do dispositivo”

Doron Sadka, CEO da Mais Autonomia

A jornada do OrCam em território brasileiro ainda tem obstáculos, mas o potencial é enorme. Em um país com mais de 35 milhões de deficientes visuais, essa tecnologia pode revolucionar vidas. A falta de acesso a tecnologias assistivas é um problema global, e o OrCam MyEye é um passo importante na direção certa. A entrada dessa inovação nas instituições de ensino, como visto na Bahia, também ressalta seu impacto positivo.

wewalk 990x556 1 - Revolucionando a Inclusão: Os Óculos Falantes OrCam MyEye

O Poder da Bengala Inteligente WeWalk

Além do OrCam MyEye, a Mais Autonomia é a única representante da Bengala WeWalk, uma bengala inteligente, desenvolvida para pessoas com deficiência visual. Portanto, existe um número estimado de mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual (Organização Mundial da Saúde) no mundo e 50 milhões estão usando uma bengala.

Sendo pensada diretamente para o contexto do dia a dia das pessoas com deficiências visuais. Com isso em mente, ela faz conexão com a internet e utiliza sensores e dados do próprio Google Maps para compreender os arredores e avisar sobre os obstáculos.

Parabéns a todos que Continuam Acreditando na Mais Autonomia!

Precisa de ajuda?