A maior entrega em tecnologia assistiva no Governo do Paraná

A Maior entrega em tecnologia assistiva no Governo do Paraná

O Governo do Paraná hoje, trás  uma notícia que enche nossos corações de esperança e emoção. O governador Carlos Massa Ratinho Junior realizou um ato de imenso significado: entregou a estudantes da Rede Estadual de Ensino dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0. O local escolhido para esse encontro especial foi o Palácio Iguaçu, na manhã desta terça-feira (22). Vindo diretamente de Israel, essa tecnologia revolucionária, que utiliza áudio para transmitir informações a pessoas com deficiência visual, promete não apenas transformar a jornada educacional, mas também os corações dos nossos estudantes com deficiência visual em todo o Paraná.

O governador destacou com fervor que a missão é garantir inclusão e autonomia aos jovens estudantes. Essa nova maravilha da inteligência artificial chega para auxiliar nossos queridos estudantes, sem jamais substituir os métodos pedagógicos já estabelecidos. Neste primeiro momento, 147 desses dispositivos foram adquiridos, em um investimento de R$ 2,19 milhões.

“Em algum ponto das nossas vidas, todos nós poderemos enfrentar alguma forma de deficiência. Isso é parte da jornada, especialmente com o avançar da idade. Como sociedade, é nossa responsabilidade nos unirmos e criar um ambiente acolhedor, onde possamos aliviar os desafios que uma deficiência pode trazer para qualquer indivíduo. E o ponto de partida, talvez o mais universal, seja a educação. Através dela, podemos quebrar preconceitos e tornar o acesso mais igualitário”,

Ratinho Júnior – Governador do Paraná

Governo do Paraná como Exemplo de Inclusão

E é com esse zelo, desde os bancos escolares, que o Governo do Paraná ratifica seu compromisso com a inclusão ao adotar essa nova tecnologia inclusiva. “Nosso objetivo é criar uma escola inclusiva, dotando os alunos que necessitam de auxílio com as mesmas capacidades e oportunidades. Queremos oferecer a eles a chance de competir em pé de igualdade com os demais. E essa ferramenta que agora compartilhamos com eles visa justamente proporcionar essa igualdade de condições, não apenas para competir, mas também para serem protagonistas no mercado de trabalho quando se tornarem adultos. No entanto, acima de tudo, acreditamos que essa ferramenta os conduzirá a uma jornada de maior felicidade, que é o nosso supremo objetivo”, afirmou Ratinho Junior com convicção.

“Esta é verdadeiramente uma das tecnologias mais vanguardistas do mundo, uma tecnologia que facilitará a inclusão de crianças e jovens. Através desses dispositivos, nossos estudantes terão acesso a informações e oportunidades de aprendizado tão vastas quanto as de seus colegas. Esta inovação promove não somente a inclusão, mas também amplia o acesso à educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, aprendizado e capacitação profissional”, afirmou Marcelo Rangel, o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

Governo do Paraná

Governo do Paraná Investindo no Futuro

Neste ano, segundo ele, o Paraná está investindo R$ 411,7 milhões em ciência, tecnologia e inovação, o maior orçamento já destinado à área na história do Estado. “Testemunhar os resultados práticos disso na vida de uma criança, que agora pode experienciar o mundo de forma diferente, é verdadeiramente inspirador. Poder proporcionar essas alternativas, esses dispositivos, essas inovações que o mundo nos oferece para tornar a vida dos paranaenses mais simples e gratificante, é, sem dúvida, um motivo de orgulho”, completou o secretário.

Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Em sintonia com o evento, foi assinado pelo governador um projeto de lei voltado para a inclusão. Esse projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa com o intuito de criar o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FEPcD). Esse fundo concentrará recursos de diversas fontes, inclusive privadas, direcionados ao financiamento de planos, programas ou projetos cujo foco seja informação, orientação, proteção, defesa de direitos e/ou reparação de danos enfrentados pelas pessoas com deficiência em todo o Paraná.

Governo do Paraná

Em resumo, o evento de hoje não apenas apresentou uma maravilha tecnológica, mas também reforçou o compromisso do governo com a inclusão. Essa nova tecnologia não apenas fornecerá acesso ao conhecimento, mas também possibilitará a realização de sonhos e aspirações. Sendo assim, o Paraná está firmando um caminho de igualdade, oportunidade e esperança. Assim demonstrando que todos nós, independente das nossas diferenças, temos o direito e a capacidade de brilhar.

Parabéns, Paraná, novamente, pela gigante contribuição em Inclusão!

Precisa de ajuda?