TJBA Celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

TJBA Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Na semana Nacional da Pessoa com Deficiência (PCD), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), sob a liderança do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, se une em prol da inclusão e celebra a diversidade. A semana, de 22 a 25 de agosto, é marcada por ações impactantes, organizadas pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), que reafirmam o compromisso da instituição com a igualdade.

Emoção e Conhecimento na Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A emoção toma conta da terça-feira (22) no Auditório Desembargadora Olny Silva, onde se inicia a programação. A Mesa de Abertura, das 9h às 10h, acolhe a todos com calor e propósito. Logo em seguida, uma Aula Premium em parceria com o Projeto Ampare, traz o renomado Filósofo e Consultor em Diversidade e Inclusão, Marcelo Zig. Inscreva-se no Sistema de Educação Corporativa (SIEC) e enriqueça-se de saberes.

Explorando a Acessibilidade e a Educação

Quarta-feira (23), às 14h, a Opaxorô Cia da Dança nos presenteia com a coreografia “Um corpo no mundo”, um convite a refletir sobre a relação entre corpo e espaço. O Auditório Desembargadora Olny Silva recebe, ao longo do dia, palestras enriquecedoras sobre acessibilidade, com o Procurador Mario Lima, o Defensor Público Érico Penna e a Deputada Estadual Fabíola Mansur.

Vozes que Encantam e Histórias que Inspiram

Quinta-feira (24) é dia de vozes e histórias. O Coral do TJBA se apresenta às 13h, e a Roda de Conversa “Relatos da Pessoa com Deficiência no âmbito da educação” será às 14h10. Às 15h40, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) nos envolve em sua música, transcendendo barreiras.

Sensibilização e Encantamento

Sexta-feira (25) promete sensibilizar e encantar. Das 9h às 11h, a oficina “Sentindo na Pele”, realizada pelos participantes do Curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência e Acessibilidade Atitudinal, nos proporciona uma experiência única. E para fechar com chave de ouro, às 11h e 11h40, a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA) e o Grupo Musical da Associação Baiana de Cegos nos brindam com tocantes apresentações musicais.

CRONOGRAMA COMPLETO ABAIXO

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Unidos Pela Solidariedade e o Serviço para com a Pessoa com Deficiência

Durante toda a semana, a solidariedade se manifesta através da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis para o Lar Vida. Pontos de coleta estão no átrio do TJBA e na sala da Ação Social (308-S). Na Praça de Serviços, cerca de 15 expositores oferecem serviços diversos, proporcionando um espaço de conexão e aprendizado.

E nós da Mais Autonomia estaremos lá, participando e contribuindo para que a inclusão tenha cada vez mais espaço em nossa sociedade.

 

Parabéns, Tribunal da Justiça da Bahia, pela ação!

Precisa de ajuda?