Paraná investe pesado na inclusão

Parana investe pesado em inclusão

Paraná investe 2,19 milhões em inclusão para pessoas com deficiência visual

Uma notícia emocionante está aquecendo os corações de todos nós, trazendo esperança e mudando vidas. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está investindo fortemente na inclusão e no bem-estar das crianças e adolescentes com deficiência visual. Com um investimento de R$ 2,19 milhões, o projeto visa proporcionar uma experiência transformadora para esses estudantes da rede estadual de ensino.

Essa tecnologia não só permite o acesso imediato a informações em tempo real, mas também oferece controle total nas mãos dos usuários. Com a possibilidade de regular a velocidade da leitura, que varia entre 100 a 250 palavras por minuto, e ainda a opção de escolher a voz masculina ou feminina, esse dispositivo se adapta ao ritmo e preferências de cada pessoa. Os comandos simples, como pausar, adiantar ou retroceder a leitura, proporcionam uma experiência de uso intuitiva e emocionante.

Marcelo Rangel, o secretário da Inovação, expressou sua emoção ao assinar o contrato para aquisição dos 147 aparelhos. Ele ressaltou que essa tecnologia representa uma verdadeira mudança de paradigma, possibilitando que essas crianças e jovens tenham acesso a oportunidades de aprendizado e informações semelhantes às dos demais colegas. É uma inovação que impulsiona a inclusão e amplia o acesso a educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, aprendizagem e qualificação profissional, criando um mundo mais igualitário e justo.

Parana investe pesado em inclusão

Paraná como modelo de Acessibilidade

O coração se enche de gratidão ao saber que, em breve, esses dispositivos incríveis estarão chegando a Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, em agosto, para, logo em seguida, alcançar todas as demais regiões do Paraná. E o melhor de tudo é que o investimento nessa tecnologia não será um fardo para as famílias, pois o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) está bancando integralmente o valor de cada OrCam My Eye, demonstrando a preocupação e o cuidado com essas pessoas que merecem todo o apoio.

Já é possível sentir a emoção e a alegria espalhadas pelas Bibliotecas Públicas do Estado e unidades municipais que já têm o privilégio de utilizar essa tecnologia. Agora, com a parceria da Secretaria da Inovação, esse projeto inspirador será ampliado e estará ao alcance dos estudantes da rede estadual de ensino. O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, compartilhou sua satisfação ao ressaltar que esse mecanismo maravilhoso será incorporado ao cotidiano das crianças nas escolas, promovendo inclusão, independência e aprendizado contínuo.

Essa é uma jornada de acessibilidade e igualdade, garantindo o atendimento integral aos alunos da rede estadual que possuem deficiência visual total. O projeto-piloto do OrCam My Eye 2.0 será acompanhado de perto pelo Observatório de Transformação Digital da SEI, visando a constantes melhorias e adaptações baseadas no feedback dos professores e usuários. Se a tecnologia se mostrar eficaz e benéfica fora do ambiente escolar, os alunos poderão levá-la para casa em um sistema de comodato não oneroso, facilitando ainda mais suas vidas e permitindo que explorem todo o seu potencial.

É com essa enxurrada de emoções positivas que celebramos esse importante passo rumo a uma sociedade mais inclusiva, onde cada pessoa, independentemente de suas habilidades visuais, pode desfrutar de oportunidades igualitárias. Essa é uma vitória para todos nós, pois todos ganhamos quando construímos um mundo mais compassivo, solidário e cheio de possibilidades. O futuro é brilhante, e, juntos, transformaremos desafios em conquistas e barreiras em pontes. Unidos pela inclusão, a jornada apenas começou, e estamos ansiosos por cada capítulo dessa história inspiradora!

.

Parabéns, Paraná, pela gigante iniciativa em inclusão!

Precisa de ajuda?