Biblioteca em Cascavel mais inclusa

Biblioteca pública disponibiliza óculos para pessoas com deficiência visual

Biblioteca pública disponibiliza óculos inteligentes para pessoas com deficiência visual

A biblioteca pública de Cascavel disponibiliza para pessoas com deficiência visual um dispositivo de inteligência artificial que ajuda pessoas com deficiência visual a ler. É como se alguém contasse uma história nos ouvidos dessas pessoas. O dispositivo se chama OrCam MyEye, cuja câmera acoplada aos óculos faz a leitura do livro e converte instantaneamente escrita em áudio.

A biblioteca pública de Cascavel é um verdadeiro tesouro literário, com uma impressionante coleção de 75 mil exemplares, mas infelizmente, apenas 1500 deles foram traduzidos para o braile. Contudo, essa realidade está sendo alterada pelo surgimento desses óculos revolucionários. E não para por aí, as bibliotecas públicas de Curitiba e Londrina também estão se unindo a essa corrente de transformação, tornando o acesso à literatura mais inclusivo do que nunca.

Essa maravilhosa iniciativa está ganhando os corações e mentes das pessoas em todo o Paraná e além. Graças à dedicação do governo estadual, o projeto tem como missão alcançar ainda mais cidades, levando esses dispositivos de tecnologia inclusiva para cada canto do estado. É o futuro se desenhando com cores vibrantes e emocionantes, onde cada indivíduo, independentemente de suas limitações, é convidado a mergulhar no mundo da leitura.

O impacto desse projeto vai além das palavras, pois está pavimentando um caminho para um futuro com menos desigualdade e mais compreensão mútua. Cada história compartilhada através por meio do OrCam MyEye é um símbolo de esperança e superação, refletindo a poderosa transformação que a inclusão social pode trazer.

Enquanto celebramos essa magnífica jornada em Cascavel, temos a certeza de que esse é apenas o começo. Essa história de sucesso está se espalhando como fogo nas redes sociais, conquistando os corações de inúmeras pessoas ao redor do mundo. É uma prova viva de que a literatura e a tecnologia têm o poder de quebrar barreiras, construir pontes e inspirar mudanças significativas na sociedade.

Vamos juntos construir um mundo onde a inclusão é a linguagem universal, unindo corações e mentes numa sinfonia de esperança e compreensão mútua.

Parabéns, Cascavel, pela iniciativa em inclusão!

Precisa de ajuda?