“Mágica” acontece em Valinhos

"mágica" acontece em valinhos

Alunos de Valinhos com deficiência visual ganham “óculos inteligentes”

Uma cena emocionante e que pareceu mágica ocorreu na rede municipal de ensino de Valinhos, no dia 18 de maio. Josué, um aluno dedicado do 9º ano da EMEB Luiz Antoniazzi, e Ana Vitória Araújo Alves, uma jovem talentosa do 7º ano da EMEB Governador Orestes Quércia, foram agraciados com os dispositivos OrCam MyEye. Essa conquista representa um passo significativo rumo à inclusão de estudantes cegos ou com baixa visão na cidade.

Os óculos em questão são os famosos “OrCam MyEye”, uma tecnologia inovadora desenvolvida em Israel. Eles possuem uma câmera embutida na armação, capaz de fotografar, escanear e transformar textos em áudio, além de reconhecer até 150 rostos e produtos. É uma verdadeira revolução tecnológica que traz esperança e independência para esses estudantes.

É impossível não se emocionar ao imaginar o brilho nos olhos de Josué e Ana Vitória quando colocaram esses óculos pela primeira vez. Para eles, foi mais do que uma tecnologia avançada; foi a sensação de ter um mundo novo ao seu alcance, cheio de possibilidades e descobertas. É um marco na história da cidade e um exemplo inspirador para outras comunidades.

“Parece Mágica”
Josué dos Santos Costa, 14 anos, aluno

Alunos de Valinhos com deficiência visual ganham ‘óculos inteligentes’

Valinhos como modelo de inclusão

Com essa incrível tecnologia assistiva, os textos ganham vida diante dos olhos dos alunos, abrindo um mundo de possibilidades, tornando, assim, o acesso ao conhecimento mais fácil e empolgante. Tal iniciativa faz parte do Programa Municipal Educação Inovadora de Valinhos, que vai além de avanços pedagógicos e tecnológicos, buscando construir uma sociedade inclusiva e acolhedora.

Essa conquista não seria possível sem o apoio e comprometimento da cidade de Valinhos, que se tornou a segunda na Região Metropolitana de Campinas (RMC) a adotar esses dispositivos revolucionários, depois de Campinas. Então é uma demonstração clara do compromisso da prefeitura e da comunidade em promover a inclusão e garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação.

.

Parabéns, Valinhos, pela iniciativa a favor da inclusão!

Precisa de ajuda?