São José dos Campos contempla alunos com OrCam MyEye

Projeto Educação 5.0 em São José dos Campos, contempla alunos com dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye. - Mais Autonomia

Mais uma ótima notícia que promove inclusão e acessibilidade! A Prefeitura de São José dos Campos entregou óculos inteligentes para 25 alunos, que possuem deficiência visual ou cegueira, da Educação Especial da rede de ensino municipal que possuem deficiência visual ou cegueira.

Esse dispositivo possibilita que eles aprendam com qualidade e de forma mais acessível, permitindo que até ações simples do cotidiano escolar, como andar pelos corredores, cumprimentar os amigos, ler placas e livros, sejam realizadas de forma descomplicada. Com ajuda de uma das tecnologias mais avançadas do mundo, esses alunos conseguem ler, reconhecer fisionomias, placas e cores dos ambientes, o que permite a eles novos aprendizados.

Com o novo material didático, alunos como Yasmin Venturini, de 6 anos, pode utilizar o dispositivo israelense de visão artificial mais avançado do mundo para ter novos olhares para as oportunidades da Educação.

“Eu gosto de estudar, dos meus amigos e da professora. Os óculos são legais, gostei porque ele fala, fala e fala, conta as histórias do livro e avisa quando a mamãe está perto.”
Yasmin Venturini

Yasmin, de 6 anos, cega, está segurando um livro e, utilizando seu OrCam MyEye, está usando-o para leitura completa do material.
Yasmin, de 6 anos, cega, está segurando um livro e utilizando seu OrCam MyEye para leitura do livro.  – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Conheça o dispositivo OrCam MyEye

A tecnologia empregada no OrCam MyEye é a chave para leituras. Assim, crianças, adolescentes e adultos terão acesso a qualquer livro em diversas línguas instantaneamente. Isso porque o dispositivo lê para a pessoa através da reprodução do texto por áudio.

Além disso, uma câmera acoplada aos óculos permite, em tempo real, o reconhecimento de rostos, placas de sinalização, cédulas de dinheiro e cores em tempo real.

Dessa forma, o dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a viverem de forma mais independente e segura.

Veja mais neste vídeo:

Precisa de ajuda?