Abril Marrom: cuide bem da saúde dos olhos

WhatsApp Image 2019 04 02 at 17.37.14 719x719 - Abril Marrom: cuide bem da saúde dos olhos

Você sabia que cada 5 segundos, 1 pessoa se torna cega no mundo? E que 80% das doenças que causam deficiência visual podem ser prevenidas?

A campanha Abril Marrom, surgiu com o intuito de alertar a população sobre cuidados essenciais com a saúde dos olhos! E a Mais Autonomia apoia essa causa!

Imagem com o simbolo da campanha Abril Marrom ''um olho marrom, com um laço marrom em volta'' o fundo da imagem é branco e marrom e tem a seguinte frase escrita: mais do que olhar, neste mês é preciso enxergar a importância de cuidar da saúde dos olhos!

 

Criada em 2016, a campanha Abril Marrom tem o objetivo de conscientizar a população sobre cuidados importantes para a manutenção da saúde ocular.

O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. Ela é o órgão responsável por controlar a quantidade de luz que entra em nossos olhos.

Para ajudar na conscientização dessa causa, listamos alguns cuidados que devem ser seguidos para a manutenção da saúde ocular:

– Todos os bebês precisam fazer o “teste do olhinho” até 48h após o nascimento para detectar catarata, glaucoma e outras doenças oculares.

– A visita ao oftalmopediatra é fundamental para a saúde ocular dos bebês desde os primeiros meses de vida.

– Crianças que tropeçam e caem muito, aproximam os objetos dos olhos com frequência, apresentam dificuldade de enxergar na lousa ou na TV, “apertam” as pálpebras para ver melhor de longe, devem ser levadas ao oftalmologista.

– Dificuldades na escola também podem ser sinais de problemas oculares. Um óculos pode evitar que uma deficiência visual se desenvolva!

– Mantenha a vacinação das crianças em dia, doenças como o sarampo e catapora podem causar cegueira.

– A exposição prolongada ao sol sem óculos com proteção UVA/UVB pode causar problemas sérios na visão e aumentar a predisposição às doenças oculares.

– Pessoas a partir dos 40 anos precisam medir sua pressão intraocular anualmente para detecção do glaucoma. Em caso de histórico na família é aconselhável monitorar desde a juventude.

– Diabetes é uma das maiores causas de deficiência visual, portanto seu tratamento e acompanhamento é fundamental.

– Evite compartilhar maquiagens, pois elas podem transmitir doenças como conjuntivites.

– Não use óculos com grau, pomadas e colírios sem recomendação médica.

–  Não esfregue os olhos com as mãos, pois elas podem conter bactérias, fungos e outras sujeiras. Lave-as sempre antes de tocar os olhos.

– Consulte-se com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

– Não durma com lentes de contato e sempre as higienize. Esses cuidados evitam doenças oculares como lesões na córnea.

 

 

 

 

0 comments on “Abril Marrom: cuide bem da saúde dos olhosAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?