Prêmio Louis Braille e OrCam

prêmio Louis Braille

O sistema de escrita e leitura concebido por Louis Braille representa uma inovação significativa para as pessoas cegas. Assim, Louis Braille, um jovem cego, aspirava à autonomia e ao acesso ao conhecimento, fundamentando-se em um método militar francês de comunicação por pontos e traços em relevo. Simplificando esse método para utilizar apenas 6 pontos na formação de letras e símbolos, Braille também desenvolveu a reglete, uma ferramenta para a escrita em relevo.

Sobre o prêmio Louis Braille:

Embora Louis Braille não tenha testemunhado o reconhecimento de sua obra em vida, seu sistema tornou-se um padrão internacional de escrita e leitura para pessoas cegas após sua morte. Sendo assim, em homenagem a seu legado, a Associated Services for the Blind and Visually Impaired instituiu o Prêmio Louis Braille, reconhecendo contribuições significativas de pessoas e organizações que impactam positivamente a vida de pessoas com deficiência visual.

prêmio Louis Braille
#ParaTodosVerem: na imagem podemos ver O representante da OrCam recebendo o 56º prêmio de Louis Braille

OrCam Recebe Prêmio Louis Braille

Em 29 de janeiro de 2016, a OrCam recebeu o 56º Prêmio Louis Braille de Reconhecimento Corporativo, ao lado de outros laureados, como o Dr. Gustavo D Aguirre e Kareem Dale. A OrCam, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual, recebeu a distinção por seu dispositivo portátil OrCam MyEye, que amplia a autonomia ao ler textos e reconhecer rostos, cores e produtos.

A empresa tem como missão aprimorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, proporcionando-lhes mais independência. Portanto, o prefeito de Filadélfia, James Kenney, expressou reconhecimento à OrCam: “É apropriado e adequado, portanto, que a cidade de Filadélfia reconheça oficialmente, com esta Citação, as contribuições significativas que a OrCam Technologies fez para aumentar a independência das pessoas cegas ou com deficiência visual. Concluindo, parabenizamos a OrCam Technologies por ser a destinatária deste reconhecimento merecido e desejamos todo o sucesso à equipe da OrCam em seus esforços contínuos”.

Mais Autonomia, a Representante no Brasil

A Mais Autonomia, representante da OrCam no Brasil, continua empenhada em disseminar a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Para saber mais sobre o Braile, temos um outro artigo aqui

Precisa de ajuda?