Dia do Braile: uma data para celebrar a inclusão e a autonomia

dia do braile

O dia 4 de janeiro é o Dia Mundial do Braile, uma data que homenageia o inventor do sistema de escrita e leitura para pessoas cegas, Louis Braille. Neste dia, também se celebra a importância da inclusão e da autonomia das pessoas cegas na sociedade.

O que é o braile e como ele funciona?

Trata-se de sistema de escrita e leitura baseado em pontos em relevo, que podem ser sentidos pelo tato. Cada caractere é formado por uma combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos cada. Há 64 combinações possíveis, que representam as letras do alfabeto, os números, os sinais de pontuação e outros símbolos.

Para ler o braile, a pessoa desliza os dedos sobre os pontos em relevo, da esquerda para a direita, em linhas horizontais. Para escrever, usa-se uma máquina chamada reglete, que tem seis teclas correspondentes aos seis pontos do sistema. Ao pressionar as teclas, a reglete perfura o papel em relevo, formando os caracteres.

 

Dia do Braile
#ParaTodosVerem: na imagem podemos ver as mãos de uma pessoa utilizando da escrita braile para poder ler um livro.

Qual é a história do braile?

Esse sistema foi inventado por Louis Braille, um francês que ficou cego aos três anos de idade, após se ferir com uma ferramenta na oficina do pai. Aos dez anos, ele ingressou no Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris, onde aprendeu a ler usando livros com letras em relevo. Porém, esse método era limitado, pois os livros eram grandes, pesados e caros.

Louis Braille queria criar um sistema de escrita e leitura mais prático e eficiente para as pessoas cegas. Ele se inspirou em um código usado pelo exército francês para enviar mensagens secretas à noite, sem precisar de luz. Esse código consistia em pontos e traços em relevo, que podiam ser lidos pelo tato.
Aos 15 anos, Louis Braille adaptou esse código para criar o seu próprio sistema de escrita e leitura. Ele reduziu o número de pontos de 12 para 6 e criou as combinações para representar as letras e os símbolos. Ele também desenvolveu uma reglete para facilitar a escrita.

Louis morreu aos 43 anos, sem ver o seu sistema ser reconhecido e difundido pelo mundo. Somente após a sua morte, o sistema de leitura foi adotado pelo Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris e por outras instituições de ensino para pessoas cegas na Europa e na América.

 

Por que o braile é importante para as pessoas com cegueira?

Seu papel é fundamental, pois permite que pessoas cegas sejam alfabetizadas, tendo acesso à informação, à educação, à cultura e à comunicação. Com esse sistema, elas podem ler e escrever.

Além disso, o braile estimula o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das pessoas cegas. Ele favorece a aprendizagem da ortografia, da gramática, da matemática e de outras disciplinas escolares. Ele também contribui para a formação da identidade, da autoestima e da autonomia dessas pessoas.

Como apoiar a inclusão das pessoas com cegueira por meio do braile?

Apoiar a inclusão dessas pessoas significa garantir que elas tenham acesso ao sistema de escrita e leitura em diferentes contextos e situações. Para isso, é preciso:

  • Promover a alfabetização em braile desde a infância, oferecendo materiais didáticos adequados e professores capacitados para o ensino do sistema.
  • Disponibilizar livros e outros materiais impressos em braile nas bibliotecas, escolas, universidades, centros culturais e outros espaços públicos.
  • Incentivar a produção e a distribuição de obras literárias, científicas e artísticas em braile, valorizando a diversidade e a qualidade dos conteúdos.
  • Implementar a acessibilidade comunicacional em braile nos serviços públicos e privados.
  • Sensibilizar a sociedade sobre a importância e o significado do braile para as pessoas cegas, combatendo o preconceito e a discriminação.

Esta data é uma oportunidade para reconhecer o valor do sistema de escrita e leitura para as pessoas cegas e para reafirmar o compromisso com a inclusão e a autonomia dessas pessoas. Vamos celebrar essa data e apoiar essa causa!

Precisa de ajuda?