OrCam MyEye auxiliam alunos com deficiência visual em Campinas

OrCam MyEye auxiliam alunos de campinas

 

OrCam MyEye auxiliam alunos da rede municipal de Campinas, escaneiam lugares, objetos e traduzem textos.

Dispositivos entregues pela Prefeitura de Campinas no dia 17, OrCam MyEye auxiliam alunos cegos ou com baixa visão. Esses óculos possuem um dispositivo portátil digital que identifica objetos e ambientes através de scanner e informa todos os detalhes, por áudio, para os usuários. O dispositivo digital chamado OrCam My Eye tem tecnologia israelense, converte texto em áudio e é pouco maior que um pendrive, podendo ser aplicado em outros modelos de óculos.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, foram adquiridas 81 unidades. Quarenta modelos foram entregues para alunos cegos ou com baixa visão matriculados na rede municipal de ensino. A medida tem como objetivo auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem e de promover inclusão na educação.

O secretário de Educação, José Tadeu Jorge, disse que os alunos vão receber as instruções de uso do dispositivo. “O funcionamento é intuitivo. É como entregar um celular na mão de uma criança, logo vai estar dominando. Mesmo assim, as crianças vão receber instruções dos professores de referência sobre todos os recursos que os óculos oferecem e como utilizá-los da melhor forma”, explicou.

A primeira aluna a receber os óculos foi Gabrielly Silva de Lima Martins, 14 anos, que está no nono ano. Gabrielly tem atrofia do nervo óptico e tem apenas 5% de visão em cada um dos olhos. A menina nasceu com essa deficiência, nunca fez cirurgia e nem usa óculos para correção desse problema. A mãe, Silvana Silva de Lima, 36 anos, explicou que a filha é auxiliada pela professora de educação especial que trabalha na escola onde a menina estuda. Emocionada, a mãe disse que esse dispositivo vai melhorar a qualidade de vida da filha. “Isso é muito bom e muito gratificante. Vai ajudar ela a ser mais independente e ter melhor qualidade de vida. Ela quer fazer faculdade, então os óculos vão ajudar”, declarou.

 

OrCam MyEye, antes e depois

 

Antes da menina receber os óculos, os professores elaboraram atividades especiais para ela. Agora, com os óculos, ela poderá ter mais autonomia no processo de aprendizagem. Gabrielly disse que se sente muito feliz na escola, porque acredita que o estudo faz parte da vida. “Estou muito feliz! Vai ajudar bastante nos meus estudos”, contou a menina, que pretende fazer faculdade, mas não decidiu o curso.

Raiane Neres Albuquerque, 14 anos, também testou os óculos na cerimônia de entrega. A jovem que está no 7º ano tem úlcera nas córneas, o que a deixou com apenas 5% de visão. Por conta desse problema, Raiane enfrentou muitas dificuldades na escola. “Estou feliz com esses óculos. Eles vão me ajudar”, disse. A menina a partir do momento em que colocou os óculos ficou girando a cabeça ao redor da quadra para perceber os objetos ao redor.

Parte dos óculos ficarão com os alunos e outra parte ficará disponível para empréstimo. Ao todo, a rede municipal de educação conta com 40 alunos com baixa visão ou cegueira, cada um deles recebeu um exemplar e poderão levar para casa e utilizar o equipamento enquanto fazem as lições, leem ou até mesmo durante o cotidiano para identificar os objetos ao redor.

Outros 28 modelos vão ser destinados para salas de recursos, como bibliotecas de escolas e laboratórios, para o caso de algum aluno ou visitante com baixa visão ou cegueira precisar utilizar o equipamento. O restante ficará em órgãos administrativos da Secretaria da Educação, para caso algum visitante que tenha alguma deficiência visual possa utilizar dentro desses locais. Portanto, ao todo, 41 modelos ficarão à disposição da população para empréstimo.

A Prefeitura de Campinas tomou conhecimento dessa tecnologia há um ano e começou a realizar testes para entender sobre o funcionamento do dispositivo. A tecnologia se encaixa perfeitamente no projeto da Secretaria Municipal de Educação de trabalhar na inclusão o maior número possível de alunos. A aquisição desses óculos representa um grande avanço no processo de aprendizagem das crianças com deficiência visual. O objetivo é que essas crianças se sintam de fato incluídas na escola.

O prefeito Dário Saadi comemorou o uso da tecnologia na promoção de uma educação inclusiva. “Esse equipamento vai permitir que as crianças, que têm algum tipo de deficiência visual, possam ter acesso à leitura e identificar pessoas. Isso garante a inclusão no aprendizado e também igualdade de oportunidade no aprendizado”, disse. Dário Saadi destacou que esse equipamento de scanner irá proporcionar mais liberdade de leitura e acesso à informação para as pessoas que irão utilizá-los.

Parabéns à Prefeitura de Campinas pela iniciativa!

Precisa de ajuda?