OrCam MyEye para deficientes Revoluciona

OrCam MyEye se adapta a qualquer armação de óculos

 

Tecnologia israelense é um dispositivo conectado aos óculos capaz de ler qualquer texto e capturar imagens, convertendo as informações em áudio

A inclusão de pessoas com deficiência visual, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), Síndrome de Down, idosos com fadiga e analfabetos é um desafio constante para a sociedade. Felizmente, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada nessa luta pela igualdade de oportunidades.

Um dos dispositivos mais revolucionários nesse sentido é o OrCam MyEye, criado em Israel em 2015 pelos empresários Amnon Shashua e Ziv Aviram, proprietários da empresa de tecnologia Orcam. O dispositivo pesa apenas 22 gramas e é capaz de se conectar a qualquer armação de óculos, permitindo que seus usuários tenham acesso a um mundo de possibilidades.

O OrCam MyEye é capaz de transformar qualquer texto – seja de livros, embalagens, placas ou cédulas de dinheiro – em voz alta, simultaneamente e sem precisar de conexão à internet. Além disso, o dispositivo é capaz de ler textos, reconhecer rostos, identificar produtos e muito mais.

De acordo com Doron Sadka, CEO da Mais Autonomia – tecnologias assistivas, representante exclusivo do dispositivo no Brasil, o OrCam MyEye para deficientes é uma verdadeira revolução em termos de inclusão social. “O OrCam MyEye significa democracia. Inclusão de fato, não é narrativa. Está presente em 50 países e em 900 municípios brasileiros. O OrCam é possibilidade de enxergar por equidade”, afirma Sadka.

 

Como funciona a  OrCam MyEye para deficientes No Brasil

A utilização do dispositivo é muito simples. Basta indicar com o dedo onde se deseja que ele leia, e o sensor óptico captura a imagem, que é convertida em áudio por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido, graças à inteligência artificial do dispositivo.

O dispositivo já está disponível no Brasil desde 2018, e seu sistema está adaptado para português, inglês e espanhol. O valor do OrCam MyEye, no entanto, ainda é bastante elevado, o que torna o dispositivo inacessível para muitas pessoas com deficiência visual. Atualmente, o dispositivo custa R$ 14.900 à vista ou R$ 16.900 em 12 vezes no cartão de crédito, mas pode ser adquirido em até 60 parcelas iguais, com juros de 4% ao ano, por meio do financiamento oferecido pelo BB Acessibilidade.

Para que o dispositivo possa ser utilizado por um número maior de pessoas, é necessário que haja uma política de subsídio para tecnologia assistiva no Brasil, como já existe em países como Israel, França e Alemanha. No entanto, a tecnologia já está disponível em várias cidades brasileiras, e gestores públicos podem adquirir o produto sem necessidade de licitação, de acordo com a lei.

A inclusão de pessoas com deficiência é um desafio constante, mas tecnologias como o OrCam MyEye mostram que é possível superá-lo e garantir a autonomia e a inclusão social para todos!

Precisa de ajuda?