SEDUC no Mato Grosso abrindo as portas para a inclusão!

banner MT 719x261 - SEDUC no Mato Grosso abrindo as portas para a inclusão!

SEDUC no Mato Grosso abrindo as portas para a inclusão!

Alunas com deficiência visual na Unemat, Universidade do Estado do Mato Grosso, recebem o Orcam My Eye, dispositivo de tecnologia assistiva de última geração que, acoplado aos óculos, permite leitura de textos impressos e digitais, reconhecimento de cédulas, cores, rostos previamente cadastrados no banco de dados, entre outras muitas funcionalidades.

Débora Camila de Oliveira, de 36 anos, aluna de Jornalismo na Unemat, há pouco mais de dois anos ficou totalmente cega por conta de um glaucoma que enfrenta desde a infância.

“A Unemat me acolheu, me proporcionou acesso a um notebook e a uma ledora/escrevente. Eu estou podendo conquistar outras coisas e ser incluída, e percebo que o meu exemplo pode ajudar outras pessoas, então já vale a pena”, diz a universitária.

Além da Débora, uma outra acadêmica, que também é cega total, será contemplada com o dispositivo, afirma a coordenadora do curso de Jornalismo, Lygia Lima.

“Nós do curso, alunos, professores e coordenadores, temos aprendido muito com essa convivência. Essas estudantes nos mostram o quanto o processo educacional transforma a vida das pessoas e o quanto isso vai impactar outros. Além disso, é fundamental perceber que o Estado não está fazendo nenhum favor em acolher e garantir a inclusão para essas pessoas, é um direito que está sendo assegurado”, observa Lygia Lima.

A Mais Autonomia sabe o quanto é necessário prover meios para acolher e promover a inclusão social e parabeniza a prefeitura do Mato Grosso pela conquista.

Precisa de ajuda?