Prefeitura de Sorocaba entrega para os alunos da Rede Municipal de ensino os óculos inteligentes OrCam MyEye

Entrega de dispositivos OrCam MyEye em Sorocaba - Mais Autonomia

Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Educação, realizou a entrega dos óculos inteligentes de tecnologia assistiva “OrCam MyEye” para os alunos da rede municipal de ensino com cegueira ou baixa visão.

A cerimônia de entrega foi realizada no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jd. Saira, junto ao Prefeito da cidade, Rodrigo Manga, o Secretário da Educação, Marcio Carrara, o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, a chefe de Divisão de Educação Especial do Município, Ângela dos Santos Costa, e o representante da tecnologia no Brasil, o Diretor Doron Sadka.

Este investimento na aquisição de 50 dispositivos de tecnologia israelense de última geração irá ajudar no processo de aprendizagem, proporcionando autonomia, independência e motivação para os alunos da rede municipal com deficiência visual.

“Temos visto que a Educação tem demonstrado um grande empenho em inovar e trazer o que há de melhor para os nossos estudantes. São inúmeros os projetos, e agora este, que possibilita a inclusão de tantas crianças”, mencionou o prefeito, Rodrigo Manga.

OrCam MyEye – Inteligência Artificial para pessoas com deficiência visual e baixa visão

A inteligência artificial do dispositivo permite fazer leitura de textos impressos ou digitais em descrição de áudio, reconhecer rostos, identificar pessoas e produtos em tempo real, reconhecer cores e o valor de cédulas, entre outras funções.

As primeiras alunas a receberem foram Natália Carvalho, Júlia Sanches Alcade e Maria Lúcia Sanches Alcade, todas estudantes da E.M. “Leonor Pinto Thomaz” que se emocionaram muito junto ao público presente.

“Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da nossa Rede Municipal de Ensino e entregando um equipamento que tem uma tecnologia única no mundo todo. Realizar essa entrega para as nossas crianças, hoje, é uma conquista. É uma oportunidade maior de interação e de inclusão”, disse o secretário, Marcio Carrara.

“Este é um momento único na história. Há pouco tempo pudemos conhecer a tecnologia avançada dos óculos inteligente e, agora, temos a oportunidade de oferecer esse recurso aos nossos alunos. É uma tecnologia única no mundo”, completou o secretário.

O OrCam MyEye é tida como uma das melhores tecnologias do mundo, e recebeu por três vezes, em Los Angeles, sendo o último deles agora recente o “Oscar” da tecnologia, disse Doron Sadka.

O prefeito, Rodrigo Manga elogiou os esforços da Secretária da Educação em possibilitar esse recurso aos alunos e garantir um ensino de qualidade.

Também receberam o equipamento os alunos: Camile Vitória Claudiano da Costa, da E.M. “Prof. Irineu Leister”; Lucas Rodrigues Penedo, da E.M. “Maria de Lurdes A. de Moraes”; Paola Ventura, da E.M. “Prof. Júlio Bierrenbach”; Paulo Henrique Venuto Gonçalves, da E.M. “Ari Seabra”; Ana Clara, da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; e Sofia Gabriele Inácio, da E. M. “Renice Serafim”.

Cleusa, a mãe de Camile Vitória, contou que a estudante, de oito anos, convive com catarata congênita. “Ela recebeu aulas especiais, para aprender a lidar melhor com a situação. Mas, agora, terá muito mais autonomia no dia a dia e, principalmente, na escola”, comemorou Cleusa.

Precisa de ajuda?