Governo do Mato Grosso entrega 150 óculos com dispositivo de leitura para alunos cegos da rede estadual

4bff84eaf23bbdf9387a82ad7a4b5917 719x539 - Governo do Mato Grosso entrega 150 óculos com dispositivo de leitura para alunos cegos da rede estadual

Governo do Mato Grosso entrega 150 óculos com dispositivo de leitura para alunos cegos da rede estadual

O governador Mauro Mendes, do estado do Mato Grosso, entregou na quarta-feira (06/04) 150 unidades de óculos com dispositivo de leitura (OrCam MyEye) para estudantes com deficiência visual da rede estadual de 15 municípios.

No total, foram investidos R$2,5 milhões na aquisição do dispositivo de tecnologia assistiva que permite aos alunos com deficiência visual ler textos impressos ou digitais, reconhecer rostos, produtos e cores. A entrega foi feita simbolicamente para as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da Seduc, que os repassarão às escolas.

A tecnologia assistiva OrCam MyEye é um dispositivo evoluído de sensores que alimentam carros autônomos criados pela start up israelense Mobileye. Ele também opera no escuro, possui reconhecimento automático de notas de dinheiro, informa a hora e a data ao girar o punho, como se tivesse com um relógio. Além disso, possui uma câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos que fotografa, escaneia e transforma textos em português, inglês e espanhol de qualquer superfície em áudio instantaneamente.

Os estudantes poderão ter acesso a uma tecnologia de última geração que reconhece até 200 produtos cadastrados e que retransmite a informação no ouvido do usuário. Com controle de velocidade, o Orcam MyEye possibilita a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, pausar, adiantar ou retroceder a leitura.

Precisa de ajuda?