Fundação do Pará recebe OrCam MyEye para o Espaço Braille

Fundação Cultural do Pará recebe entrega de dispositivos OrCam MyEye - Mais Autonomia

Em uma cerimônia no Cine Líbero Luxardo, na última quinta-feira (27), a Fundação Cultural do Pará recebeu os óculos inteligentes. Eles consistem de uma tecnologia inclusiva, possibilitando que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à diversas funções, que aumentam sua independência. Por exemplo, ele permite a leitura completa de textos impressos e digitais.

“Nós estamos falando do espaço público cultural mais visitado da região norte. Então, é uma responsabilidade muito grande que essa instituição tem, e aqui nós temos um atendimento diverso, públicos diversos, com demandas de informações diversas e dentre todos públicos, nós temos as pessoas cegas, pessoas com baixa visão e para isso nosso acervo, e alguns desses serviços são especializados para essas pessoas. Então, nós temos aqui historicamente o que a gente chama de biblioteca braille e que hoje não é mais só a biblioteca braille, é a biblioteca que fica agora mais acessível ainda com esse equipamento que a gente recebe.”

Guilherme Relvas, Presidente presidente da Fundação Cultural do Pará.

A entrega dos dispositivos de tecnologia assistiva OrCam MyEye foi feita através de uma emenda parlamentar. Além da Fundação Cultural do Pará, outras instituições sociais irão receber os óculos inteligentes. Ao todo, aproximadamente 300 mil pessoas serão beneficiadas com a tecnologia assistiva.

Fundação Cultural do Pará recebe entrega de dispositivos OrCam MyEye - Mais Autonomia
Na foto, há diversas caixas do dispositivo OrCam MyEye, que foram entregues na Fundação Cultural do Pará.

Conheça o dispositivo OrCam MyEye

A tecnologia empregada no OrCam MyEye é a chave para leituras. Assim, crianças, adolescentes e adultos podem acessar a qualquer livro em diversas línguas, instantaneamente. Isso porque, o dispositivo lê para a pessoa através da reprodução do texto por áudio.

Além disso, ele permite acompanhar as aulas em tempo real, de modo que o aluno terá acesso fácil e instantâneo a todo o material escolar impresso ou digital e até aos slides de um PowerPoint, podendo voltar ou adiantar leituras quando quiser.

O dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a viverem de forma mais independente e segura.

Precisa de ajuda?