Projeto Visão para Todos da Nexa – Inclusão na mineração

Projeto Visão para Todos - Nexa Resources - Mais Autonomia

Dois fatores importantíssimos para o mundo atual, a pluralidade e a inclusão, são temáticas que estão diretamente conectadas com a inovação. Seja por meio de novas tecnologias, processos ou governos. É com esse pensamento que a Nexa, por meio do grupo Acessa e, em parceria com a plataforma Mining Lab, lançou o Mininghton Acessibilidade.

Ele se trata de um edital de inovação, com o princípio de encontrar por tecnologias que entreguem mais inclusão e autonomia para as pessoas com algum tipo de deficiência. Logo em sua primeira edição, foram mais de 47 iniciativas inscritas, sendo que três foram selecionadas.

Entre elas está o Projeto Visão para Todos, o qual tem como objetivo proporcionar maior liberdade e autonomia para as pessoas com deficiência visual. Com o auxílio da tecnologia vestível mais avançada do mundo, o OrCam My Eye, fornecida pela Mais Autonomia, pessoas podem ser beneficiadas com um dispositivo que foi desenvolvido em Israel e conta com uma inteligência artificial de última geração.

De acordo com Pedro Junqueira, estagiário de inovação da Nexa, o projeto Visão para Todos, é apenas um dos primeiros passos para acolher a diversidade e explorar a potencialidade dos colaboradores com deficiência visual. “A tecnologia da Mais Autonomia ajuda a remover obstáculos e auxiliar a rotina das pessoas com deficiências dentro e fora da Nexa. Esse desafio do Miningthon é essencialmente especial por ter sido feito para as nossas pessoas!”, afirma.

“O OrCam MyEye é a inovação tecnológica vestível mais avançada do mundo, sem necessidade de conexão, que possibilita ao seu usuário com deficiência visual, ter de forma fácil e intuitiva uma vida com mais autonomia e independência, ampliando seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.”

Doron Sadka, Diretor da Mais Autonomia
Tecnologias Assistivas

Conheça o dispositivo OrCam MyEye

Para Camila Maria de Jesus, da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) na unidade Morro Agudo, que possui deficiência visual parcial, o projeto Visão para Todos trouxe de volta a oportunidade de ler livros. “Antes de utilizar esse equipamento, eu precisava de uma lupa para ler livros e os meus olhos acabavam ficando cansados depois de algum tempo. Hoje, eu consigo fazer uma leitura completa de um livro, sem cansar e ainda com a possibilidade de controlar a velocidade da leitura, já que essa tecnologia oferece essa funcionalidade”, comenta.

A tecnologia empregada no OrCam MyEye é a chave para leituras. Assim, crianças, adolescentes e adultos podem acessar a qualquer livro em diversas línguas, instantaneamente. Isso porque, o dispositivo lê para a pessoa através da reprodução do texto por áudio.

Além disso, ele permite acompanhar as aulas em tempo real, de modo que o aluno terá acesso fácil e instantâneo a todo o material escolar impresso ou digital e até aos slides de um PowerPoint, podendo voltar ou adiantar leituras quando quiser.

O dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a viverem de forma mais independente e segura.

Outros Projetos de inclusão selecionados

Além do projeto Visão para Todos, a plataforma Mining Lab, em parceria com a Equalweb, instalou em seu site um plug-in com 25 funcionalidades para ajudar as pessoas com deficiências. Esta importante ferramenta auxilia pessoas com deficiências de visão, motora, cognitiva, epilepsia e TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) a interagir com o site. Permitindo personalizar e ajustar das mais diversas formas.

Outro projeto que está sendo implementado é o aplicativo Pedius, que é voltado para pessoas com deficiência auditiva e permite que elas se comuniquem de forma mais direta, fácil e ágil. O aplicativo transcreve falas em texto, o que permite a tradução simultânea de reuniões, eventos, ligações telefônicas e ajuda nas demandas do dia a dia, sejam eles presenciais ou virtuais.

O Pedius pode ser usado a partir de um celular ou da web, e sua principal diferença desse sistema de legendas é a conversa telefônica dinâmica entre usuários, sem intermediários, convertendo texto em áudio e a fala de cada um em texto para usuários com deficiência auditiva. Dessa forma, pessoas com deficiência de fala ou audição podem falar e ouvir, o que traz mais inclusão a essa nova forma de trabalho baseada em videoconferência.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável,
inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

Sobre o Miningthon

O Miningthon é uma iniciativa de inovação da Nexa Resources que busca soluções tecnológicas para desafios ligados à transformação digital da empresa, voltados para a mineração e metalurgia.

Entre os temas já trabalhados, está emissão automática de documentos, gestão do bem-estar e checklists digitais. Para mais informações sobre o Miningthon, basta encaminhar um e-mail para: mininglab@nexaresources.com.

Precisa de ajuda?