Governo de Goiás investe em dispositivos de leitura para alunos com deficiência visual

Governo de Goiás Entrega dispositivo OrCam MyEye para alunos - Mais Autonomia

O Governo de Goiás, por meio da Seduc (Secretaria de Estado da Educação), também fez a entrega de dispositivos portáteis de visão artificial OrCam MyEye a sete estudantes da rede estadual. Ao todo, foram adquiridos pelo Estado 68 equipamentos, que irão atender a todos os estudantes cegos da rede estadual.

O aparelho faz leituras de textos e reconhecimento de pessoas e objetos para deficientes visuais, com descrição por áudio. Esse dispositivo deverá contribuir para facilitar e dar celeridade à aprendizagem dos alunos cegos, ainda que não dominem o Braille.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e integra o programa Goiás Social, que reúne diversas áreas do governo em prol da superação de carências e uma saída sustentável da pobreza.

“Hoje esses alunos receberam o que existe de mais avançado na tecnologia israelense. As crianças e jovens vão poder acompanhar a aula como um estudante que tem a capacidade de ver. Isso é inclusão. O dinheiro público é para isso.”
Ronaldo Caiado, Governador de Goiás

Governo de Goiás investe em dispositivos de tecnologia assistiva para deficientes visuais
Na foto, o Governador Ronaldo Caiado, entrega o dispositivo OrCam MyEye para aluna com deficiência visual.

A aquisição do dispositivo OrCam MyEye para o atendimento aos estudantes cegos das escolas públicas integra os investimentos do Governo do Estado na área da inclusão. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou o empenho pessoal do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama, Gracinha Caiado.

“O que eles me disseram é que onde houver tecnologia que favoreça e promova a inclusão, o Governo de Goiás vai buscar.”
Fátima Gavioli, Secretária da Educação

Conheça o dispositivo OrCam MyEye

A tecnologia empregada no OrCam MyEye é a chave para leituras. Assim, crianças, adolescentes e adultos terão acesso a qualquer livro em diversas línguas instantaneamente. Isso porque o dispositivo lê para a pessoa através da reprodução do texto por áudio.

Além disso, ele permite acompanhar as aulas em tempo real, fazendo com que o estudante tenha acesso fácil e instantâneo a todo material escolar impresso ou digital e até aos slides de um PowerPoint, podendo voltar ou adiantar leituras quando quiser.

O dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a viverem de forma mais independente e segura.

Precisa de ajuda?