Conheça a APPD, onde a pessoa com deficiência é protagonista

41488593 2193836747566663 5862200119281057792 n 719x724 - Conheça a APPD, onde a pessoa com deficiência é protagonista

A Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência (APPD) de São José dos Campos (SP) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Ela tem a missão de localizar, orientar e inserir outras pessoas com deficiência e suas famílias na sociedade.

Fundada em 2006, a APPD é a única instituição do Vale do Paraíba que tem a diretoria formada por membros com deficiência e esse não é um fato momentâneo, é a principal proposta de seu estatuto.

Na época da criação da ONG, não havia uma definição única para se referir às pessoas com deficiência. Uma dessas formas era usar a palavra ”portador”, no sentido de possuir. Entretanto, ele caiu em desuso, nos últimos anos, mas ficou como nome oficial da APPD.

Com iniciativas no campo social, a APPD desenvolve atividades que proporcionam o protagonismo das pessoas com deficiência, seja no esporte ou por meio da economia criativa.

Atualmente, a APPD é responsável por acolher institucionalmente a equipe de bocha paralímpica de São José dos Campos. Ela representa a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais.

Outra atividade esportiva que APPD apoia é o paraciclismo. Para isso, tem uma parceria com o Clube de ciclismo de São José dos Campos, responsável por oferecer suporte técnico e viabilizar a participação de atletas em diversas competições da modalidade.

Entre os projetos sociais da APPD está a Oficina Mão na Roda, que conserta cadeiras de rodas, muletas e andadores para pessoas que não têm condições financeiras para pagar um conserto desses equipamentos tão importantes na vida delas.

A fim de incentivar às pessoas com deficiência a ter uma renda, a APPD realiza a Oficina Artesão da Inclusão. Nela, os participantes aprendem a produzir artesanatos que podem ser vendidos por eles mesmos.

Além dessas atividades, a instituição promove e apoia eventos que estimulam o protagonismo das pessoas com deficiência, como palestras, workshops e feiras.

Mais informações estão disponíveis no site da APPD.

0 comments on “Conheça a APPD, onde a pessoa com deficiência é protagonistaAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?