Doenças que causam perda da visão

Imagem aproximada de um olho castanho

Doenças que causam perda da visão Algumas doenças podem trazer sérios riscos aos olhos, inclusive causar a cegueira. O alarmante é que, de acordo com a OMS, cerca de 80% dos casos de perda da visão poderiam ser evitados se as pessoas procurassem o oftalmologista com periodicidade.

Confira alguns exemplos de doenças que podem prejudicar seriamente sua visão:

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Como o nome já diz, a DMRI é uma doença que causa a degeneração da mácula, a parte da retina responsável pela visão nítida. No inicio, a doença não apresenta sintomas, porém, conforme ela avança, a visão se torna mais embaçada e surge uma mancha central escura. A DMRI é a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 50 anos.

Existem dois tipos de DMRI:

Seca
É o tipo que ocorre em 90% dos casos. É causada pelo desgaste e envelhecimento do tecido da mácula, que fica mais fino. Causa perda da visão de modo lento e gradual.

Úmida
Mais rara, essa forma da doença se origina do surgimento de novos vasos sanguíneos na região da mácula (neovascularização). Causa degeneração rápida e é tratada com medicamentos que impedem a criação de novos vasos na região.

Em ambos os casos, a DMRI é crônica, ou seja, precisa de acompanhamento contínuo. A prevenção contra ela é manter um estilo de vida saudável, com pouca ingestão de gordura e alimentação rica em frutas, legumes e verduras, além da prática de exercícios físicos e o uso de óculos de sol com proteção contra os raios ultravioleta. Também é recomendado não fumar, já que o cigarro é uma das causas associadas ao aparecimento da doença.

Visite seu oftalmologista regularmente para acompanhar a saúde dos seus olhos.

Retinopatia diabética
Também conhecida como RD, a retinopatia diabética é uma doença associada aos altos níveis de glicemia no organismo causado pelo diabetes. Ela ataca a retina, parte o olho responsável por formar as imagens que enxergamos.

Com os níveis de glicemia descontrolados, os pequenos vasos sanguíneos da retina são afetados. O excesso de açúcar faz com que eles se estreitem, provocando até mesmo o bloqueio dos vasos, causando microaneurismas. A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira entre pessoas de 24 até 74 anos e atinge 75% das pessoas que possuem diabetes há mais de 25 anos.

Existem outras doenças que também podem causar danos sérios à visão. Acompanhe nosso blog.

0 comments on “Doenças que causam perda da visãoAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?