Em Salvador, em uma quinta-feira, 4 de abril, a Prefeitura deu início à distribuição de dispositivos OrCam MyEye, tecnologia assistiva de visão artificial para estudantes e professores com deficiência visual da Rede Municipal de Ensino.
Compromisso com a inclusão educacional
O prefeito Bruno Reis expressou sua satisfação com essa iniciativa inovadora, destacando-a como um dos mais modernos recursos disponíveis para as crianças da cidade. Ele enfatizou o compromisso da administração municipal com a inclusão escolar, a qual gera, consequentemente, mais oportunidades para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. O evento de entrega dos equipamentos foi marcado por palavras de incentivo e celebração desse importante passo rumo à igualdade de acesso na educação.
“O que tem mais de moderno no mundo para as nossas crianças” – Prefeito Bruno Reis
Uma revolução na aprendizagem para estudantes com deficiência visual em Salvador
Com um investimento significativo, a Prefeitura de Salvador adquiriu 152 desses dispositivos. Serão 100 óculos doados para o Instituto de Cegos da Bahia e mais 52 para a rede municipal de ensino. O valor investido é insignificante quando comparado ao impacto positivo que esses dispositivos terão na vida dessas crianças.
Avanço na inclusão educacional
O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, ressaltou a importância desses dispositivos como parte de uma estratégia mais ampla de inclusão educacional. Com 13 professores e 31 estudantes com deficiência visual na rede municipal de ensino, a chegada dos óculos OrCam MyEye representa um marco significativo na busca por uma educação verdadeiramente inclusiva em Salvador. Esses dispositivos não apenas facilitarão o acesso ao currículo escolar, mas também promoverão maior independência e autonomia para todos com deficiência visual em suas atividades diárias.