Uma das tecnologias mais avançadas em reconhecimento visual está ajudando professores e alunos cegos de escolas públicas do Rio Grande do Sul.
Basta um leve toque e um novo mundo se abre. Os óculos inteligentes têm uma câmera acoplada, que escaneia qualquer tipo de texto e faz a audiodescrição.
“Ah, eu tô amando, né? Jesus, eu tô tentando acreditar, não sei se é real isso, se eu estou sonhando, se eu tô acordada”, diz a estudante Gabrielle Rosa.
Alunos como a Gabrielle agora vão poder ler os mesmos livros que os colegas em sala de aula, e ao mesmo tempo, sem depender de outra pessoa. Hoje, boa parte do material precisa ser adaptado.
O Cristofer tem baixa visão e depende desses materiais adaptados. Com os óculos, vem a conquista de muitas histórias que ele já não consegue ler.
“É bem bom, vai servir bastante. Nas outras aulas vou ficar bem pertinho do quadro. Quero ler mangá e outras coisas”, diz o estudante.
Essa tecnologia vai atender estudantes e professores da rede municipal em Porto Alegre e já é adotada em escolas de outros seis estados. O equipamento garante autonomia dentro e também fora da sala de aula.
Para ver a matéria inteira, clique aqui – g1.globo.com.br