Óculos Amigo, Tecnologia Assistiva Transforma a Vida de Estudantes: O Caso de Luiz Henrique

Óculos Amigo e Caso de Luiz Henrique

Projeto Óculos Amigo: Tecnologia ao Alcance de Estudantes com Deficiência Visual

Diagnosticado com uma deficiência visual ao nascer, Luiz Henrique da Rocha, 13 anos, recebeu em agosto de 2023 o dispositivo OrCam MyEye 2.0 que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), disponibilizou através do projeto Óculos Amigo.

Ele foi um dos 147 estudantes com deficiência visual da rede estadual de ensino a receber o dispositivo de tecnologia assistiva. Um ano após começar a utilizar o equipamento, ele compartilha como o dispositivo têm contribuído para melhorar sua qualidade de vida e autonomia nas tarefas diárias.

“Eu gosto bastante dos óculos porque me ajuda muito. Na escola, eu uso para ler, ou quando o professor passa alguma prova ou atividade que precisa marcar alternativas, eu faço com ele.”

Explica o estudante do 8ª ano no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

"Óculos amigo" do Governo do estado do Paraná.

Como Funciona o Óculos Amigo? Características Técnicas do Dispositivo

Fabricado em Israel, o dispositivo chamado de OrCam MyEye 2.0 é acoplado à haste dos óculos e não precisa de conexão à internet para funcionar. Através de uma câmera e uma saída de áudio, ele utiliza inteligência artificial para transmitir informações em tempo real aos usuários, sendo capaz de ler textos em qualquer superfície, identificar até 200 rostos, além de reconhecer produtos e cores.

Hoje, o aparelho já faz parte da rotina do estudante.

Tecnologia Assistiva Além da Escola: Ajudando no Dia a Dia e Nas Tarefas de Casa

Mas a utilidade do equipamento vai além da escola e dos estudos. Em casa, Luiz o utiliza para identificar produtos, saber as cores de roupas e itens, reconhecer pessoas e até mesmo para usar outros dispositivos eletrônicos e assistir a vídeos de futebol, seu esporte favorito.

“Ele é bem útil na minha vida porque ele me fala as coisas, os rostos das pessoas, também me diz a hora. Uso sempre para fazer os meus deveres e para mexer no celular”.

Independência e Qualidade de Vida: O Testemunho da Mãe de Luiz

Entre os diversos benefícios que o projeto trouxe para a vida do estudante, sua mãe, Mônica Celina Alves da Rocha, 31 anos, destaca que, além de ajudar no desenvolvimento acadêmico, o equipamento deu a Luiz mais independência nas atividades cotidianas.

Agora, ele faz as tarefas de casa de maneira mais autônoma, além de poder ler seus livros e gibis favoritos sem precisar de alguém ao lado.

"Óculos amigo" do Governo do estado do Paraná.

O Papel do Educador: Acompanhamento e Progresso com o Óculos Amigo

Acompanhando Luiz desde que recebeu o dispositivo, o pedagogo do Colégio Estadual Anita Canet, Claudio Roberto Molina, relata o progresso expressivo do estudante com o uso do dispositivo OrCam MyEye 2.0. “O Luiz é um menino excelente, muito dedicado, e o equipamento veio para somar no desenvolvimento dele. Estamos sempre conversando sobre como isso tem auxiliado na aprendizagem e como tem sido a experiência de usar os óculos”, afirma.

Conclusão, Futuro e Inclusão

A tecnologia assistiva tem mostrado um impacto significativo na vida de estudantes com deficiência visual, proporcionando ferramentas que vão além das expectativas tradicionais. O caso de Luiz Henrique da Rocha é um exemplo claro de como inovações como o OrCam MyEye 2.0 podem transformar a experiência educacional e cotidiana de um jovem.

Com o suporte do projeto Óculos Amigo, Luiz não só conseguiu integrar melhor a tecnologia em seu ambiente escolar, mas também ganhou uma nova perspectiva de autonomia em suas atividades diárias. Desde a leitura de textos e a realização de atividades escolares até a identificação de produtos e a interação com dispositivos eletrônicos, o OrCam MyEye 2.0 se tornou um aliado indispensável na sua rotina.

A experiência de Luiz, e o testemunho de sua mãe, destacam a importância de investimentos em tecnologia assistiva para garantir a inclusão e a independência de estudantes com deficiência visual. O avanço proporcionado pelo dispositivo não se limita apenas ao desenvolvimento acadêmico, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida e a confiança pessoal desses estudantes.

Ao apoiar e investir em tecnologias que promovem a acessibilidade, estamos não apenas facilitando o aprendizado, mas também abrindo portas para um futuro mais inclusivo e igualitário. O sucesso do projeto Óculos Amigo é um lembrete de que, com as ferramentas certas, todos têm a capacidade de alcançar seu potencial máximo.

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