”O capacitismo, que está para a pessoa com deficiências assim como o racismo para pessoas negras e o machismo está para as mulheres, se traveste da premissa da incapacidade e da improdutividade da pessoa com deficiência” – Vitória Bernardes
De onde vem o termo capacistismo?
Ele vem da palavra capacidade, o capacistismo é um sistema de opressão que impede a inclusão da pessoa com deficiência.
Para entender melhor sobre o assunto, o blog ”Iêaí” entrevistou a psicologa e integrante do Coletivo Feminista Hellen Keller e UBM, Vitória Bernardes, que é Concelheira Nacional de Saúde e é tetraplégica. Segundo Vitória o capacistismo ”é a estrutura que nos impede de estar no centro das decisões, ocupar espaços de poder ou ao menos nos sentir representados nesses espaços”, além de impedir os acessos sociais ele desconfigura a capacidade da pessoa com deficiência ”desconsidera a pluralidade e as diferenças na deficiência e supervaloriza capacidades que muitas vezes nem são necessárias para determinadas atividades”.
Como o capacistismo afeta a vida das pessoas?
Segundo Vitória, é um conceito que fere a dignidade humana ”ferem a norma da funcionalidade, daquilo que é dito como humano, na capacidade corporal, sensorial e mental no sentido psicossocial”. Essa pratica trás prejuízos imensos para a pessoa com deficiência, é um impacto total na vida da pessoa, pois quando ela é percebida como incapaz essa é uma justificativa para ser negado a participação social, acesso à espaços e uma série de discriminações estão ligadas a ideia de ser ”incapaz”.
De forma resumida, isso contribui para a exclusão e segregação pois ” a deficiência é entendida como uma sociedade incapaz de responder de forma natural a diversidade de corpos”.
Algumas formas de capacitismo
Um exemplo comum de capacistismo é a falta de acessibilidade, uma pracinha sem brinquedos acessíveis, a falta de acesso ao mercado de trabalho, a falta de politicas públicas para pessoas com deficiência. ”Uma forma de eliminar o capacitismo é falar muito sobre ele”, diz Vitória.
A inclusão hoje
Hoje temos visto se falar muito em inclusão, nunca se falou tanto em pessoas com deficiência. A inclusão não existe em totalidade, mas estamos em vias de integração. Com muita luta e superação, superação essa que se dá por ultrapassar as barreiras da deficiência e não por normalizar a sociedade a enxergar a deficiência de forma natural.
Fonte: Iêaí
0 comments on “Você sabe o que é capacitismo?” Add yours →