Você sabia que as estrelas nas moedas de Cruzeiro eram sinais em braile?
As estrelas que apareciam nas moedas de cruzeiro e cruzado no final dos 1980 e início dos anos 1990, tinham outra função além de estética.
Elas foram dispostas em braile com o objetivo de informar o valor aos deficientes visuais. A observação do formato das estrelas nessas moedas foi feita pelo colecionador Sérgio Mendes, em seu blog.
“Ainda hoje, poucos países do mundo usam o braile nas moedas para auxiliar os deficientes visuais a reconhecer as moedas” – Diz, Sérgio.
No caso dessa série específica, o detalhe tem relação ao significado das estrelas no reverso. E notório que a disposição e o número delas e cada anverso não obedecem à forma como se encontram na bandeira nacional, com exceção da estrela α-Spica, que representa o Pará e fica acima da faixa; segundo Vergara (2002, p. 231 e ss.), as estrelas representam o valor em braile.
Para as moedas de centavos, colocadas em circulação a partir de 28 de abril de 1989, vêm simplesmente o sinal que representa o número; o mesmo vale para as peças precursoras, da série, as três moedas de 100 cruzados comemorativas do centenário da abolição da escravidão (1988).
As peças incluídas já no padrão novo, o cruzeiro, lançadas em 31 de maio de 1990, com exceção da de 1 cruzeiro, trazem, além dos símbolos numéricos, o chamado prefixo numérico, que indica para o deficiente visual que a sequência tátil que se segue representa número. Característica que segue inclusive a polêmica moeda “Cruz de Cristo”, a de 1 cruzado novo que não chegou a ser emitida.
0 comments on “Você sabia que as estrelas nas moedas de Cruzeiro eram sinais em braile?” Add yours →