No dia 27 de janeiro, a Fundação Cultural do Pará recebeu os óculos inteligentes OrCam MyEye, a tecnologia assistiva vestível mais avançada do mundo. Que permite que pessoas com deficiência visual, ou baixa visão, tenham acesso a textos impressos e digitais.
A entrega foi feita em cerimônia e os três dispositivos serão destinados ao Espaço Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, que fica em Belém, Pará.
Conheça a Biblioteca Pública Arthur Vianna
Criada há mais de 150 anos a Biblioteca Pública Arthur Vianna, preocupa-se em promover o acesso à informação e à difusão de bens culturais, na perspectiva da memória cultural do estado do Pará. Seus serviços incluem atividades de incentivo à leitura, visitas institucionais e de supervisão, palestras, exposições, cursos e seminários, e uma programação cultural diversificada para todos os públicos, oferecida diariamente em seus espaços. Por exemplo, como a Seção de Obras Raras, a Seção Braille, a Seção de Obras do Pará, a Fonoteca Satyro de Mello, a Gibiteca e a Brinquedoteca.
Para tanto, dispõe de valioso acervo em todas as vertentes literárias, técnicas e didáticas, composto de aproximadamente 800.000 volumes entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos em vinil, fitas de vídeo, DVDs, CDs, ROM, livros em Braille, microfilmes, jogos, gibis, entre outros. O público atendido é heterogêneo e cada vez mais crescente, formado por crianças, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, estudantes, profissionais, pesquisadores, com uma frequência média de 1.000 usuários/dia.
Além dos espaços localizados na sede da Fundação Cultural do Pará, a Arthur Vianna coordena mais três bibliotecas: a “Francisco Paulo Mendes”, na Casa da Linguagem, a “Vicente Sales”, na Casa das Artes e a “Carmen Souza” no Núcleo de Oficinas Curro Velho. A Biblioteca Arthur Vianna está ligada à Diretoria de Leitura e Informação, a qual coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, através de uma secretaria específica, abrangendo todos os municípios paraenses.
Agora, o Espaço Braille, da Biblioteca Arthur Vianna, fica melhor ainda, com uma das mais avançadas tecnologias assistivas, beneficiando diversas pessoas.
“(…) nós temos aqui historicamente o que a gente chama de biblioteca Braille e que hoje não é mais só a biblioteca Braille, é a biblioteca que fica agora mais acessível ainda com esse equipamento que a gente recebe.”
Guilherme Relvas, presidente da Fundação Cultura do Pará
Conheça o dispositivo OrCam MyEye
A tecnologia empregada no OrCam MyEye é a chave para leituras. Assim, crianças, adolescentes e adultos podem acessar a qualquer livro em diversas línguas, instantaneamente. Isso porque, o dispositivo lê para a pessoa através da reprodução do texto por áudio.
Além disso, ele permite acompanhar as aulas em tempo real, de modo que o aluno terá acesso fácil e instantâneo a todo o material escolar impresso ou digital e até aos slides de um PowerPoint, podendo voltar ou adiantar leituras quando quiser.
O dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a viverem de forma mais independente e segura.