Alunos de Joinville Desfrutam de Novas Possibilidades com Dispositivos Inovadores
Dezessete alunos com deficiência visual matriculados na Rede Municipal de Ensino de Joinville foram agraciados com óculos especiais projetados para otimizar sua aprendizagem e promover maior autonomia em suas vidas diárias. A entrega dos dispositivos OrCam MyEye 2.0 aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), na sede da Prefeitura de Joinville.
Tecnologia Promove Inclusão na Rede Municipal de Ensino de Joinville
Os estudantes e seus familiares chegaram ansiosos para testemunhar os benefícios dos óculos e suas funcionalidades. Acompanhados pelas professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das respectivas escolas, os alunos serão treinados para utilizar os óculos tanto em sala de aula quanto em suas atividades cotidianas.
Durante o evento, Maria Júlia dos Reis Lá Rosa, auxiliada pela professora Aline Cristina Batista, demonstrou como utilizar o dispositivo. Maria Júlia expressou sua empolgação com a nova ferramenta:
“A primeira experiência que tive foi incrível. Ao começar a ler com os óculos, percebi o quanto é maravilhoso. Vai me ajudar muito no meu dia a dia, dentro e fora da escola, em áreas que antes eram desafiadoras.”
Maria Júlia dos Reis Lá Rosa – Estudante
Rosana Aparecida dos Reis, mãe de Maria Júlia, emocionou-se ao ver a filha experimentar os óculos e perceber os benefícios imediatos que eles proporcionarão: “Já chorei de emoção, porque minha filha será mais independente e terá mais liberdade. Não imaginava que o dispositivo oferecesse tantas funcionalidades”.
Os alunos que receberam os dispositivos estão matriculados desde o 2° período da Educação Infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Joinville. O investimento total da Secretaria de Educação foi de R$ 294.534,86.
Promovendo Autonomia e Acessibilidade
O OrCam MyEye 2.0 busca proporcionar maior autonomia e acessibilidade aos alunos tanto no ambiente escolar quanto social. Para o prefeito Adriano Silva, a entrega desses dispositivos representou um dos momentos mais emocionantes vividos na sede da Prefeitura de Joinville.
“Essa tecnologia realmente irá auxiliá-los na aprendizagem. Ao conversarmos com jovens que já têm acesso à tecnologia, é impressionante o que aprenderam e as descobertas que fizeram, desde a leitura de livros até o reconhecimento de colegas na escola. Estamos genuinamente emocionados”, declara o prefeito.
O secretário de Educação, Diego Calegari, também se emocionou ao discursar para as crianças e seus familiares. “O que estamos fazendo hoje é proporcionar mais uma oportunidade para esses alunos alcançarem novos horizontes, tendo acesso a possibilidades que antes lhes eram negadas, para que possam se tornar cidadãos ainda mais capacitados”, afirma.
A seleção dos beneficiários dos dispositivos foi baseada na avaliação dos laudos dos alunos, nos relatórios de progresso em sala de aula e na análise de um oftalmologista. O objetivo foi identificar os alunos que poderiam se beneficiar significativamente no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da autonomia com o uso dos dispositivos.