Araucária é destaque em inclusão e entrega dispositivos de inteligência artificial para estudantes com deficiência visual
Araucária é destaque em inclusão e está fortalecendo sua política social ao lançar um programa inovador que visa beneficiar pessoas com deficiência visual, promovendo sua participação plena na sociedade e facilitando seu processo de aprendizagem escolar. Sendo assim, o programa consiste na entrega de um dispositivo tecnológico revolucionário aos alunos da rede pública: uma minicâmera capaz de reconhecer textos, cores e rostos, transmitindo as informações discretamente para o ouvido do usuário.
Em uma emocionante cerimônia realizada no dia 27 de abril, no anfiteatro da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, entregou 10 dispositivos ORCAM My Eye para crianças e adolescentes atendidos pela rede pública de ensino. Dentre eles, 7 foram destinados à rede municipal e 3 ao CMAEE, que já estão na rede estadual de ensino. Dessa forma, essa iniciativa reforça o protagonismo, a autonomia e a independência dos alunos
“Um passo largo em direção ao respeito, à dignidade e à oportunidade de desenvolver o potencial pessoal.”
promotor Alexandre Paiva
Araucária é destaque em inclusão com OrCam
Na plateia, as crianças e adolescentes estavam ansiosos para testar as funcionalidades do dispositivo. Alexyah, uma estudante de 8 anos da Escola Municipal Arlindo, expressou sua empolgação com a nova tecnologia. Sua mãe, Deborah Lacerda, emocionou-se ao pensar em como esse dispositivo de inteligência artificial poderá ajudar sua filha, compartilhando sua alegria ao afirmar:
“Minha filha é uma ótima aluna, mas precisa se esforçar muito porque não tem visão completa no olho esquerdo e tem baixa visão no direito. Então esse dispositivo será de grande ajuda para realizar atividades e leituras.”
Deborah Lacerda – mãe de Alexyah de 8 anos
Os beneficiados nessa fase inicial do projeto foram selecionados após uma avaliação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Educação, assim resultando em um grupo composto por jovens em processo de reabilitação ou atendidos pela atenção primária em saúde. Nesse sentido, a análise identificou que eles têm maior potencial de desenvolvimento cognitivo por não possuírem múltiplas deficiências. Sendo assim, após um período de utilização do dispositivo, poderá será avaliada a possibilidade de expandir a aquisição dos dispositivos e a ampliação do projeto.
Parabéns à prefeitura de Araucária por ser destaque em inclusão!
Você sabia… ?
Amanhã, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Essa data tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre essa doença ocular silenciosa que pode levar à perda da visão. O glaucoma é uma condição que causa danos progressivos ao nervo óptico, de forma que, se não for tratado adequadamente, pode resultar em cegueira. Então é fundamental realizar exames regulares e buscar tratamento precoce para proteger a saúde dos olhos. Por isso, cuide da sua visão, agende uma consulta com um oftalmologista.