O Rio de Janeiro está mais inclusivo!
A cidade de Miguel Pereira – RJ é a primeira cidade do estado a implementar a tecnologia OrCam MyEye para alunos da rede municipal de ensino.
Foram adquiridas 8 unidades do dispositivos pela Prefeitura, todos entregues, no ato da solenidade, aos alunos com deficiência que estudam na rede municipal.
Óculos equipados com dispositivos de ativação de voz
Não se trata de um simples projeto! É a mudança na vida das crianças da rede, que vão receber uma oportunidade única de desenvolvimento.
“É um momento de imensa alegria, pois podemos transformar para melhor a vida destas crianças utilizando este dispositivo inovador a serviço da educação e da inclusão”, afirmou o prefeito, André Português.
O dispositivo de tecnologia assistiva vai permitir que crianças com algum tipo de deficiência visual possam acompanhar as aulas em tempo real, juntamente com outras crianças que têm a visão comum.
“A inclusão é uma ação essencial na educação, pois permite acolher e garantir que todos tenham oportunidade de aprender e de fazer parte do universo estudantil. Com este aparelho, levamos independência e carinho aos nossos alunos, e tenho certeza de que eles serão muito felizes ao utilizarem esta tecnologia”, disse a Secretária de Educação, Liliane Doro.
Dirigentes da escola recebem treinamento para auxílio dos alunos
A Prefeitura promoveu capacitação com educadores e coordenadores da rede municipal de ensino, que receberam um treinamento completo sobre o funcionamento do dispositivo Orcam MyEye para que possam amparar os estudantes durante a adaptação ao dispositivo.
A Tecnologia Assistiva Orcam MyEye
O OrCam MyEye contém uma câmera com inteligência artificial e intuitiva que pode fazer coisas que você nem imagina, como, por exemplo, identificar (através da face) qualquer pessoa que você quiser registrar ou até mesmo ler textos (digitais ou não) com apenas um gesto com o dedo.
Trata-se de uma tecnologia que ajuda na leitura, trazendo autonomia, independência e motivação, principalmente para quem estuda.
Professores que testemunharam crianças utilizando o dispositivo nas aulas afirmaram que a vida delas mudou significativamente. A Mais Autonomia se sente honrada em participar deste processo que amplia de forma significativa a inclusão educacional e social abraçado por uma gestão que ampara os valores humanos.
Acesse nosso site para conhecer mais sobre a Mais Autonomia e as tecnologias assistivas, o link está em nosso perfil.