Nesta terça-feira, dia 08 de março, começaram os treinamentos nas escolas municipais para a utilização de 50 novos dispositivos de tecnologia assistiva, adquiridos pela Secretaria da Educação (Sedu) para estudantes com deficiência visual, da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A primeira unidade escolar a receber o treinamento foi a E.M. “Dr. Getúlio Vargas”. Neste primeiro momento, foram entregues dispositivos de tecnologia assistiva OrCam MyEye para estudantes de 21 unidades escolares.
O secretário da Educação, Márcio Carrara, acompanhado da chefe de Divisão e fonoaudióloga, Angela Costa, recebeu, durante demonstração do equipamento na E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, o diretor da Mais Autonomia – Tecnologias Assistivas, Doron Sadka, e o diretor-geral da América Latina, Bari Hayoun, ambos da empresa responsável pelo dispositivo.
“Estes óculos ajudarão nossos alunos a mergulharem no mundo da escrita e, com isso, a se apropriarem, cada vez mais, das informações que os cercam”.
Secretário da Educação, Márcio Carrara.
Conheça o dispositivo OrCam MyEye
A tecnologia empregada no OrCam MyEye é a chave para leituras. Assim, crianças, adolescentes e adultos podem acessar a qualquer livro em diversas línguas, instantaneamente. Isso porque, o dispositivo lê para a pessoa através da reprodução do texto por áudio.
Além disso, ele permite acompanhar as aulas em tempo real, de modo que o aluno terá acesso fácil e instantâneo a todo o material escolar impresso ou digital e até aos slides de um PowerPoint, podendo voltar ou adiantar leituras quando quiser. Durante o treinamento, foram utilizados livros para exemplificar o uso do equipamento.
O dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a viverem de forma mais independente e segura.