Um estudo realizado pelo Governo da Austrália com o objetivo de identificar a capacidade da tecnologia vestível OrCam MyEye de identificar o engajamento do aluno no ensino em uma variedade de ambientes de aprendizagem. O OrCam MyEye é uma tecnologia vestível que faz a leitura de texto digital ou impresso, e o dispositivo fala o texto em voz alta.
Embora a tecnologia seja inicialmente projetada para pessoas cegas ou com baixa visão, ela também pode ajudar alunos com dificuldades de leitura. O ensaio foi focado em 9 escolas, em alunos com idade entre 4 e 11 anos (sendo, em sua maioria, entre 4 e 5 anos) que enfrentavam dificuldades em se envolver com o conteúdo escrito. O feedback do ensaio identificou que o OrCam MyEye pode melhorar o envolvimento do aluno com o conteúdo e que é uma ferramenta eficaz para os alunos se envolverem e acessarem o conteúdo escrito enquanto observados em salas de aula.
Foi observado que os alunos estavam menos distraídos durante as aulas, menos frustrados com o conteúdo da aula e menos propensos a se envolver em comportamento perturbador ao vestir a tecnologia OrCam MyEye. Os alunos ficaram mais motivados para selecionar livros e se envolver com o conteúdo escrito com mais frequência. A confiança do aluno e atenção nas tarefas de leitura melhoraram significativamente em muitas áreas de aprendizagem ao usar o OrCam MyEye.
Podemos citar outros benefícios observados nos alunos como: conseguir ler rótulos de receitas e fazer compras para cozinhar, capacidade de acessar o conteúdo juntamente aos colegas e, sem o OrCam, o aluno teria dificuldade para ler até textos básicos.
Todas as escolas indicaram que cada aluno observado teve o engajamento aumentado com o conteúdo escrito ao usar o OrCam, com mais de 50% indicando um aumento no engajamento de mais de 25%. Em quase um quarto dos alunos, foi relatado como um aumento significativo do envolvimento com o conteúdo escrito de mais de 100%.