Alfabetização de Pessoas Cegas: o Braile e sua Importância

Braile e sua Importância na Alfabetização de Pessoas Cegas

A Importância do Braile na Alfabetização de Pessoas Cegas

Sobre a alfabetização de pessoas cegas, de acordo com dados do Censo Escolar, em 2022, estavam matriculados em classes comuns na educação básica 6.207 (4,5%) estudantes cegos, 77.232 (5,6%) estudantes com baixa visão e 548 (0,03%) estudantes surdocegos. O Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, desenvolve ações e programas que apoiam a inclusão desses estudantes com deficiência visual nos sistemas de ensino e principalmente na primeira fase da alfabetização.

O Sistema Braile é importante para a educação inclusiva na medida em que o aprendizado deste sistema proporciona ao estudante incluído maior independência na escrita e na leitura, o que proporciona, consequentemente, maior facilidade de comunicação e de socialização, já que o Braille é a forma de escrita a partir da qual a pessoa cega escreve e lê de forma independente. Por isso, seu ensino para a educação inclusiva é de grande importância para os educandos cegos que estejam incluídos.

O que é Braile?

Trata-se de um sistema de escrita tátil que permite que pessoas cegas leiam e escrevam. Ele é composto por pontos em relevo que representam letras, números e símbolos. O Sistema Braile é considerado obra magistral do francês Louis Braille, e sua versão mais conhecida data de 1837. Ou seja, esse sistema já tem quase 200 anos.

Como o Braile ajuda na alfabetização?

O Braile desempenha uma parte fundamental da alfabetização de pessoas cegas. Ele oferece acesso a informações e conhecimento de maneira tátil e eficaz, contribuindo para a autonomia e independência desses indivíduos

É importante que a sociedade reconheça a importância do Braile e trabalhe para tornar a alfabetização acessível. Para todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas.

Precisa de ajuda?