Betim investe em mais tecnologia e acessibilidade para cidadãos

Betim investe em tecnologia assistiva para maior acessibilidade - Mais Autonomia

A prefeitura municipal de Betim, de Minas Gerais, preocupada com as questões de inclusão e acessibilidade na cidade,  tomou um grande passo rumo à promoção destes temas. Depois de adquirir, no fim do ano passado, 2022, sete dispositivos OrCam MyEye, que possuem inteligência artificial integrada, transformando textos em áudio e, assim, possibilitando que pessoas com deficiência visual tenham melhor acesso à informação.

O município iniciou a integração desses dispositivos com um treinamento de capacitação do uso e manuseio adequado. O objetivo é qualificar os servidores da Biblioteca Municipal Leonor Aguiar Batista para orientar corretamente os usuários, proporcionando a eles uma melhor experiência. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Arte e Cultura.

No primeiro dia da capacitação, o presidente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd), Marcel Medeiros, apresentou aos servidores o dispositivo. Foi realizada a demonstração das várias funcionalidades do dispositivo, como a leitura de textos e o reconhecimento facial e de cores.

“Mesmo sendo o mais avançado instrumento de inteligência artificial para  pessoas com deficiência visual, o equipamento permite uso extremamente simples e funcional, permitindo total autonomia ao usuário/leitor. Basta apontar o dedo para a área destinada à leitura. O sensor ótico captura a imagem e, por meio de inteligência artificial, converte as informações instantaneamente em áudio, que é executado por um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido”, detalha Marcel.

A vice-prefeita e secretária interina de Assistência Social, Cleusa Lara, ressaltou que a prefeitura está sempre buscando novos recursos para atender e promover inclusão e acessibilidade à população com deficiência.

“Descobrimos, por meio da Caapd, esse dispositivo que permitirá às pessoas com qualquer tipo de deficiência visual o acesso, além de mais interação e praticidade nos serviços oferecidos nos espaços voltados para o aprendizado e a cultura. É uma grande conquista possibilitada por emenda parlamentar e que representa passos cada vez mais sólidos para uma cidade, de fato, inclusiva, que é o que buscamos”.

Conheça o dispositivo OrCam MyEye

O OrCam MyEye contém uma câmera com inteligência artificial e intuitiva que pode fazer coisas que você nem imagina, como, por exemplo, identificar (através da face) qualquer pessoa que você quiser registrar ou até mesmo ler textos (digitais ou não) com apenas um gesto com o dedo.

Trata-se de uma tecnologia que ajuda na leitura, trazendo autonomia, independência e motivação, principalmente para quem estuda.

Precisa de ajuda?