Instituto de Letras da UFRGS adquire tecnologia assistiva para garantir inclusão

Instituto de Letras da UFRGS adquire OrCam MyEye - Mais Autonomia

As tecnologias assistivas têm sido uma grande aliada para garantir a inclusão de pessoas com deficiência visual em diversos ambientes, incluindo o acadêmico. É o caso do Instituto de Letras da UFRGS, que adquiriu recentemente óculos inteligentes e uma lupa eletrônica para duas servidoras com baixa visão, permitindo maior autonomia no desempenho de suas atividades.

Mais inclusão para as pessoas com deficiências visuais

As duas servidoras atuam no Núcleo Acadêmico do Instituto, Mariana Baierle que é assistente em administração e também doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras. Além de Renata Lauermann, que é técnica em assuntos educacionais e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ambas vão poder se utilizar das tecnologias que foram adquiridas, dentre elas, o os óculos inteligentes OrCam MyEye, que possibilitam a leitura de diversos tipos de textos, incluindo livros, cartazes e até telas digitais, ao fotografar o texto e transformá-lo em áudio para o usuário, além de permitir o reconhecimento de até 150 pessoas.

Sobre a aquisição, elas disseram:

Antes, seria necessário digitalizar todo material impresso e editar o texto, em um longo processo, para que eu tivesse acesso ao conteúdo através do leitor de tela no computador. Agora, os óculos falam tudo instantaneamente. Isso representa uma autonomia e independência incríveis. Relatou Mariana.

Ficamos imensamente felizes que a direção do IL tenha percebido a importância de investir em acessibilidade e de nos permitir essa melhoria nas nossas condições de trabalho e estudo. Isso deve servir de exemplo para outras instâncias, dentro e fora da Universidade. Comentou Renata.

As diretoras relatam que foi a primeira vez que se depararam com tal demanda por acessibilidade, vinda justamente de um setor que lida com a vida acadêmica dos alunos, de fundamental importância para todo o fluxo administrativo do curso de Letras. Uma das diretoras, Carmem Luci, comentou:

Ao recebermos a demanda, compreendemos prontamente a relevância do pedido. Não medimos esforços para providenciar as tecnologias e em menos de três meses os equipamentos já estavam disponíveis para nossas servidoras.

Precisa de ajuda?