UFAL recebe doação de dispositivo OrCam MyEye

UFAL recebe doação de dispositivo OrCam MyEye - Mais Autonomia

Tecnologia avançada ajuda a inclusão de pessoas com deficiência visual através da doação de um equipamento OrCam MyEye ao Laboratório de Acessibilidade (LAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O dispositivo usa Inteligência Artificial para permitir mais autonomia de pessoas com baixa visão, permitindo a leitura de textos, reconhecimento de rostos e identificação de objetos. A equipe do LAC testou o aparelho na Biblioteca Central, onde os usuários terão acesso imediato à informação desejada sem a necessidade de adaptações no material.

Doação de dispositivo OrCam MyEye

O equipamento foi doado por Lygia de Almeida Carnaúba, engenheira agrônoma, em memória do falecido marido, Tarcizo Toledo Carnaúba, que usava esse dispositivo, que disse:

Tarcizo foi sempre um homem à frente de seu tempo. Temos como exemplo algumas de suas iniciativas à frente da Fundação Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Alagoas (Fitpal), nos anos 1960, que na sua gestão chegou a ter cinco laboratórios de pesquisa e quatro estações experimentais, uma em cada região agrícola do Estado.

Ela disse ainda que, neste período de meados da década 1960, Tarcizo trouxe o primeiro computador do Estado de Alagoas, instalado na Fitpal.

Em pouco tempo esse computador fazia as folhas do Governo, da Casal, da Ceal, da Telasa, do Banco do Estado, entre outros. Ele também participou e orientou a Comissão de Vestibular da Ufal na organização do primeiro vestibular corrigido por computador. Trabalho esse a cargo da Fundação por ele dirigia.

Para Cristiane Estevão, diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufal, estabelecer o Laboratório de Acessibilidade (LAC) foi um sonho realizado. “O LAC veio suplantar as dificuldades no atendimento aos usuários com deficiência visual. Com relação à doação do OrCam MyEye, trata-se de um gesto muito nobre, que amplia o atendimento do LAC, porque vai possibilitar a esse público especial facilidade e autonomia no acesso à informação”.

Precisa de ajuda?