A educação na Bahia está cada vez mais inclusiva!

banner maisautonomia5 719x266 - A educação na Bahia está cada vez mais inclusiva!
O governo do estado da Bahia, representado pelo governador, Rui Costa, investiu em 100 unidades do dispositivo OrCam para atender os alunos cegos e com baixa visão matriculados na rede estadual.
Em cerimônia realizada na sala de reunião do gabinete do governador, foram entregues, simbolicamente para nove alunos, a mais avançada tecnologia de visão e inteligência artificial, o OrCam MyEye. Participaram da reunião os secretários da Educação, Jerônimo Rodrigues, e Manoel Vitório, da Fazenda.

 Ao todo, foram adquiridas 100 unidades, e a previsão é ampliar o investimento para atender todos os alunos do estado da Bahia.
“Quero parabenizar esses estudantes pela persistência. O ser humano é movido a desafios. Cada um de nós, na sua área, na música, na arte, no trabalho, a gente tem que se colocar em desafios. Eu acho que o nosso papel é ser um facilitador, e esses óculos são uma ferramenta que vai facilitar. Com essa ferramenta, vocês podem ler mais, sem precisar das pessoas para irem mais longe”, afirmou Rui Costa.
“Hoje, presencialmente, a gente viu a surpresa das pessoas que não conheciam esse equipamento, a descoberta, o sentimento de empoderamento e o sentimento de elas se sentirem incluídas no processo”, diz Jerônimo Rodrigues, Secretário de Educação do estado da Bahia.

Conheça a tecnologia assistiva vestível mais avançada do mundo

Professores que testemunharam crianças utilizando o dispositivo nas aulas afirmaram que a vida delas mudou significativamente.
“Com essa ferramenta vocês podem ir mais longe”.
É assim que a aluna Geane Geisa dos Santos define a entrada do OrCam em sua vida, por meio de ação do Governo do Estado da Bahia. Geane e mais 100 alunos podem contar agora com o dispositivo que se revelou um importante auxiliar nas atividades de desenvolvimento e aprendizado acadêmico.
Geane ainda complementa:
“É indescritível a ajuda que ele vai me dar em relação a ler os textos. Então, esses óculos vão me permitir essa leitura, pegar o papel na minha mão. Eles vão fazer a leitura desse texto para mim e assim possibilitarão que eu faça os meus textos, as minhas pesquisas, os meus estudos. Realmente, é de uma importância que eu não tenho nem palavras para explicar.”
Criado em Israel pela OrCam Technologies, o dispositivo de tecnologia assistiva OrCam MyEye pode ajudar no processo de aprendizagem. Ele possui uma câmera com inteligência artificial que pode fazer coisas que você nem imagina, como, por exemplo, identificar (através da face) qualquer pessoa que você quiser registrar ou até mesmo ler textos (digitais ou não), com apenas um gesto com o dedo.
Trata-se de uma tecnologia que ajuda na leitura, trazendo autonomia, independência e motivação aos alunos com deficiência visual.
Precisa de ajuda?