Bibliotech: espaço de leitura inclusivo

SPPC unibes bibliotech1 719x479 - Bibliotech: espaço de leitura inclusivo

Ainda estamos um pouco longe de conseguirmos que todos os locais tenham acessibilidade para pessoas com deficiência, mas algumas ações nos dão esperança de que estamos mais próximos de uma realidade melhor para todos! É o caso da ação da Unibes Cultural, que inaugurou a Bibliotech Espaço de Leitura Inclusivo, a primeira biblioteca brasileira 100% acessível. O local utiliza da tecnologia OrCam MyEye, que permite que deficientes visuais “leiam” todas as obras disponíveis. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, e a entrada é gratuita.

Novidades do espaço de leitura inclusivo

O local oferece mais de 500 títulos, entre Literatura Universal, Brasileira, Portuguesa, best-sellers, infantojuvenil, autoajuda e outros gêneros. E o mais legal é que, mesmo que a grande maioria desses livros não possua versão em áudio, eles são acessíveis às pessoas com deficiência visual. A bilbioteca possui a OrCam MyEye, um dispositivo que fotografa, escaneia e transforma textos em áudio imediatamente.

O OrCam MyEye é um montado na armação de um óculos e com uma câmera projetada. O equipamento fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio com um simples apontar de dedo. O usuário consegue “ler” em qualquer plataforma: livros, revistas, jornais, placas de sinalização, cardápios, telas de smartphones e computadores de maneira totalmente offline e sem a necessidade de nenhum outro suporte ou ajuda externa. Após o reconhecimento, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

A Bibliotech permite total acesso a cadeirantes, e está aceitando doações de livros. A Unibes é centro cultural que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo.

A Bibliotech Espaço de Leitura Inclusivo é uma realização da Unibes Cultural em parceria com a Mais Autonomia e com a OrCam.

Fonte: São Paulo para Crianças

0 comments on “Bibliotech: espaço de leitura inclusivoAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?