“O papel da sociedade na inclusão da pessoa com deficiência” – II Seminário de Ortóptica e Ciências da Visão & Encontro Ciata 2018

ii seminario de ortoptica e ciencias da visao e encontro ciara 2018 300x206 - “O papel da sociedade na inclusão da pessoa com deficiência” - II Seminário de Ortóptica e Ciências da Visão & Encontro Ciata 2018

A equipe da Mais Autonomia, representante exclusiva da OrCam MyEye no Brasil, participará deste diálogo e estará à disposição para demonstrar todas as funcionalidades do dispositivo. Participe e aproveite para conhecer a mais avançada tecnologia assistiva que auxilia pessoas com baixa ou nenhuma visão a realizarem com mais liberdade e tranquilidade diversas tarefas cotidianas.

Sobre o seminário

“Nada sobre nós sem nós” é um slogan que há mais de três décadas tem sido adotado em diversos países do mundo e há cerca de uma década no Brasil, que nos alerta para a perspectiva baseada no princípio de participação ativa de pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, econômica, cultural e política, em especial naquelas que lhes dizem respeito diretamente. Em consonância com esse princípio, o evento organizado pelo Centro Universitário Celso Lisboa em parceria com o Centro de Inclusão através da Tecnologia Assistiva – CIATA reunirá profissionais convidados de diferentes instituições e áreas do conhecimento, estudantes de pós-graduação em Ortóptica e Ciências da Visão, pessoas com deficiência, familiares e interessados no tema para o compartilhamento de ideias e experiências sob o eixo temático “O papel da sociedade na inclusão da pessoa com deficiência”, visando à reflexão conjunta sobre questões relacionadas à deficiência visual e à inclusão no Brasil.

Profa. Dra. Viviam Secin
Coordenadora do Curso de Ortóptica e Ciências da Visão – Celso Lisboa

PARCERIAS INSTITUCIONAIS
CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA – CELSO LISBOA
CENTRO DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA – CIATA
REVER CLÍNICA DE REABILITAÇÃO VISUAL

COMISSÃO CIENTÍFICA

– Viviam Kazue Andó Vianna Secin e Eliane Nogueira Rodrigues (CELSO LISBOA)

– Cássio Santos e Alex Oliveira (CIATA)

APOIOS CIENTÍFICOS
AMP Produtos Terapêuticos (OFTAM Oclusores Oftálmicos), CHEVY Optical Lens (Biotics Ocutec), PLANO B Soluções Ópticas (SWISSFLEX) e Mais Autonomia Tecnologia Assistiva (ORCAM MyEye).

PROGRAMA PRELIMINAR – DIA 10/11/2018 – SÁBADO
08:00h – Entrega de materiais aos pré-inscritos
08:30h – Abertura do evento
08:40h – Dialogando sobre “Nada sobre nós sem nós”
Coordenador: Ilmo. Sr.Cássio Santos (Presidente e fundador do Centro de Inclusão através da Tecnologia Assistiva – CIATA).
09:00h – Tema: O papel da sociedade na inclusão da pessoa com deficiência visual.
Palestrante: Dra. Maria Luisa Bernandes dos Santos (Oftalmologista – UFF-RJ)
09:40h – Tema: Deficiência Visual em Adultos e Idosos
Palestrante: Dra Jacqueline Provenzano (Oftalmologista – CEPOA – RJ)
10:00h às 10:30h – Intervalo para café
10:30h -Tema: Representações Sociais de Tecnologia Assistiva de Professores e Responsáveis
por Alunos com Deficiência Visual.
Palestrante: Msc. Thiago Sardenberg (Fisioterapeuta – Instituto Benjamin Constant)
10:50h – Dialogando sobre o Preconceito
Coordenadora: ngela elu sic loga – speciali a o em eoria, Pesquisa e nter en o em uto). Convidada: Margareth Machado Carneiro (Ortoptista, Pedagoga, Especialista em Estimulação Precoce(UFRN), Experiência em Baixa Visão, O&M).
11:30h às 13:00h – Intervalo para almoço
13:00h – Dialogando sobre Acessibilidade e Mobilidade.
Coordenador: Alex Bispo de Oliveira (Músico, Parceiro Regional Ciata e Adm. Grupo “ u apoio, eu te ajudo”. Convidados: Joelva Gomes Pagotto (Grad. Direito, Deficiente visual, Educadora na Educação Infantil, Professora de DOSVOX, fundadora do Instituto Inovar colaboradora no projeto Cão Guia Robô); Neide Selim (Bach. Ciências da Computação e Fundadora da Empresa Vixsystem).Wilson Coicev (Chevy Optical Lens -Telessistema BIOPTICS OCUTEC); Aline Grimaldi, Nathália Santos e Felipe Knoller (Mais Autonomia Tecnologia Assistiva – ORCAM My Eye).
15:00h – Dialogando sobre Cultura e Apresentações Artísticas
Coordenador: Alex Bispo de Oliveira (Músico, Parceiro Regional Ciata e Adm. Grupo “ u apoio, eu te ajudo”. Convidados: Marisa Pretti (Audiodescritora – Empresa Menina dos Olhos) e cantores/músicos Sara Bentes, Felipe Fortunato Soares, Márcio Cardoso Flores e Alessandra Nogueira.
16:30h – Coquetel de confraternização
17:00 h – Encerramento do evento

Data: 10/11

Hora: das 8h às 17h

Local: Celso Lisboa – Rua Vinte e Quatro de Maio , 797 – Engenho Novo – RJ

 

Para realizar sua inscrição:

Graduandos e Pós-Graduandos Celso Lisboa – Gratuito

Egressos da Pós-Graduação em Ortóptica e Ciências da Visão – Celso Lisboa – R$40,00

Profissionais de Ciências da Visão e áreas afins – R$50,00

VAGAS LIMITADAS!

Inscreva-se no e-mail: cienciasdavisao.pos@celsolisboa.edu.br

Informando seus seus dados (Nome, CPF, e-mail, telefone e área profissional).

 

Precisa de ajuda?