Revista Hosp | Hospitalar 2018: Visão artificial é destaque

Revista Hosp Hospitalar 2018 Visao artificial e destaque 300x180 - Revista Hosp | Hospitalar 2018: Visão artificial é destaque

Revista Hosp Hospitalar 2018 Visão artificial é destaque O optometrista norte-americano Bryan M. Wolynski, um dos maiores especialistas do mundo no tema, mostrará como a tecnologia OrCam MyEye oferece mais independência para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta
São Paulo, maio de 2018 – Com a palestra “Dispositivos de Visão Artificial – Tecnologia Assistiva Para Deficientes Visuais”, o optometrista norte-americano Bryan M. Wolynski, uma das maiores autoridades mundiais em baixa visão, será um dos destaques da Hospitalar 2018. O evento, que acontece de 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, amplia este ano o espaço para tecnologias assistivas. Wolynski mostrará como a visão artificial beneficia mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo durante apresentação no dia 25 de maio, às 10 horas.

Consultor de baixa visão para a OrCam, Bryan Wolynski destacará como esta tecnologia revolucionária oferece mais autonomia às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down.

Números da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam o potencial de pessoas que podem ser beneficiadas: 17% da população mundial têm dislexia e 5% sofrem de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Com relação à Síndrome de Down, a OMS aponta que a cada 1.100 crianças nascidas no mundo, uma possui a anomalia genética do cromossomo 21. São 300 mil famílias afetadas no Brasil e 250 mil nos Estados Unidos. Já o número de deficientes visuais no planeta atinge 380 milhões.

O aparelho fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio. Isto acontece com livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, folhetos etc. Disponível em português e inglês, o dispositivo possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso offline.

“Cerca de 80% das atividades que realizamos no dia a dia estão relacionadas à leitura. O OrCam MyEye proporciona, com o poder da visão artificial, a inclusão, ao oferecer acesso à informação disponível aonde a pessoa estiver. Com este dispositivo é possível ler até uma revista de bordo, a 10 mil metros de altura”, explica Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, distribuidora exclusiva da OrCam no Brasil.

Dotado de uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário, o OrCam MyEye é a única tecnologia que reconhece até 150 produtos previamente cadastrados. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.

O equipamento conta ainda com uma tecnologia avançada de reconhecimento de faces que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor. É possível cadastrar até 100 rostos. Sempre que o usuário passar por uma pessoa cadastrada, o dispositivo reconhece o nome de maneira instantânea e automática, revelando quem está à sua frente.

O OrCam MyEye identifica produtos por meio de códigos de barra; reconhece cores com um simples toque; e, por ser dotado de leds, opera também no escuro. Possui reconhecimento automático de notas de dinheiro (Real e Dólar) e informa a hora e a data sempre que o usuário girar o punho, como se estivesse com um relógio. Sua bateria integrada tem duração contínua de 2 horas e necessita de apenas 20 minutos para o carregamento.

O OrCam My Eye pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas, através do Banco do Brasil.

O estande com os dispositivos OrCam MyEye está localizado no setor de Reabilitação e Tecnologia Assistiva, na Hospitalar 2018.

Fonte: Revista Hosp

0 comments on “Revista Hosp | Hospitalar 2018: Visão artificial é destaqueAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir
Precisa de ajuda?